Cotidiano

Um terço das cadeiras da Câmara de Cubatão é renovado; conheça novos nomes

Saiba quem são as novas 'caras' que irão atuar no Legislativo cubatense a partir de 1º de janeiro

Luana Fernandes

Publicado em 07/10/2024 às 18:32

Compartilhe:

Câmara de Cubatão terá cinco novos vereadores em primeiro mandato / Reprodução/TV Câmara

Cinco novos nomes entre os candidatos a vereador em Cubatão venceram o pleito neste domingo (6). Das 15 cadeiras disponíveis, 8 são para candidatos que não participaram do último mandato: cinco foram eleitos pela primeira vez e três estão retornando ao Legislativo.

Guilherme Amaral (PSD), Ronaldo da Comissão (PSD), Xuxa (PSDB), Edson Mota (União) e Batoré (Agir) são as novas ‘caras’ na Câmara Municipal. Já Ivan Hildebrando (PSDB), Jair do Bar (PSDB) e Marcinho (PSB) retornam à Casa após uma legislatura (2021 a 2024) afastados.

Sete candidatos conseguiram a reeleição este ano: Topete (PSD), Rony do Bar (PSD), Tinho (PSD), Cléber do Cavaco (PSD), Allan Matias (PSD), Alessandro Oliveira (Republicanos) e Guilherme do Salão (PSB).

O prefeito eleito César Nascimento (PSD) terá apoio de, pelo menos, sete companheiros de partido. Dos vereadores que faziam oposição ao governo Ademário, do qual César fazia parte, apenas dois se reelegeram: Guilherme do Salão e Alessandro Oliveira.

Cinco nomes tentaram se reeleger, mas não retornam para um próximo mandato: Afonsinho (PSD), Dr. Anderson de Lana (PSDB), Rafael Tucla (PSB) e Jaque Barbosa (PSD). Sérgio Calçados também encerra o mandato este ano, mas não tentou a reeleição (PSB).

Saiba quem são os vereadores em primeiro mandato

Guilherme Amaral (PSD)

O ex-secretário de Educação do Governo Ademário tem 30 anos e, em sua primeira candidatura, ocupou a segunda colocação entre os mais votados na eleição do último domingo (6). Guilherme alcançou 2.273 votos. Ele é nascido em Cubatão e, antes de atuar na vida pública, era professor de Ensino Fundamental. Tem orgulho em afirmar que veio do ensino público.

Ronaldo da Comissão (PSD)

Ronaldo Araújo Queiroz é mineiro, nascido em Capitão Enéas. Aos 48 anos, ele está em sua segunda candidatura. Em 2020, ele tentou uma vaga como vereador, mas ficou como suplente. Este ano, recebeu 2.050 votos. No site do TSE, Ronaldo afirma ter Ensino Médio Completo e não declara sua ocupação ou bens que dispõe. Em suas redes sociais, apresenta-se como ativista e defensor dos Direitos do Trabalhador.

Xuxa (PSDB)

Daniel Barbosa de Assis Silva é de Surubim (PE). O Xuxa tem 49 anos e está em sua segunda candidatura. Em 2020, o então candidato ficou como suplente. Este ano, o novo vereador alcançou 1.640 votos. Ele tem Ensino Médio Completo e se declara empresário em suas redes sociais. 

Edson Mota (União)

Comerciante, nascido em Cubatão, morador da Vila dos Pescadores e coordenador de projetos sociais. Assim, Edson Mota, de 36 anos, irá assumir sua cadeira no Legislativo. Foi vitorioso, com 1.552 votos, já em sua primeira candidatura.

Batoré (Agir)

José Elan dos Santos Gomes é natural de João Pessoa (PB). Em Cubatão, já atuou como montador de estrutura metálica e também trabalhou coordenando um time de futebol da Cidade. Aos 36 anos, em sua terceira candidatura, Batoré alcançou 635 votos e vai atuar em seu primeiro mandato por quociente partidário.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veja as cidades do litoral de SP que elegeram prefeitos no primeiro turno

No último domingo (6), seis dos nove municípios da Baixada Santista elegeram os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos

Cotidiano

Santos, a cidade com mais mulheres no Brasil, elege apenas duas para a Câmara

A Câmara perdeu uma cadeira feminina entre as 21 disponíveis, revelando uma leve queda na representação política das mulheres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter