Cotidiano

Um milhão de catalães participam de plebiscito

A administração regional catalã deu prosseguimento ao plebiscito apesar da Corte Constitucional espanhola ter ordenado seu cancelamento na quinta-feira

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/11/2014 às 13:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mais de um milhão de eleitores participaram neste domingo da votação informal sobre a independência da Catalunha, informou o governo catalão. Segundo a administração regional, cerca de 1,1 milhão dos 5,4 milhões eleitores da região votaram nas zonas eleitorais supervisionadas por mais de 40 mil voluntários. Os resultados devem sair na manhã da segunda-feira.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Apesar dos enormes impedimentos, nós fomos capazes de instalar as urnas e votarmos", disse o presidente da Catalunha, Artur Mas após depositar seu voto em uma escola de Barcelona. O plebiscito questionava aos eleitores se a Catalunha deveria se tornar um Estado e, se sim, se deveria ser independente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Taleban ataca departamento de polícia em Cabul

• Carros-bomba matam 12 pessoas em Bagdá e Ramadi, no Iraque

• Obama e Putin podem ter encontro informal em eventos

A administração regional catalã deu prosseguimento ao plebiscito apesar da Corte Constitucional espanhola ter ordenado seu cancelamento na quinta-feira. A decisão da Justiça respondeu aos pedidos do governo da Espanha, que considerou a votação inconstitucional.

Mas lembrou que a votação, que não garante nenhum tipo de efeito prático, é apenas simbólica e provavelmente deve levar à antecipação das eleições regionais, que poderão levar ao entendimento para um plebiscito oficial sobre a independência.

Continua depois da publicidade

Pesquisas mostram que a maioria dos 7,5 milhões de catalães quer um plebiscito oficial sobre a independência. Cerca de metade da população regional é a favor de quebrar os laços centenários com a Espanha.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software