Continua depois da publicidade
Depois de ficar por horas em congestionamentos nas estradas, os turistas que escolheram passar o feriado da República no litoral ainda enfrentaram longas filas no comércio, falta de lugar para estacionar e trânsito intenso no deslocamento entre as praias. No litoral norte, por exemplo, motoristas não conseguiram ultrapassar os 10km/h na Rodovia Rio-Santos, durante a manhã de ontem.
Na Baixada Santista, o cenário ontem não foi diferente. Teve gente que ficou mais de 20 minutos na fila para comprar pão no Guarujá. Durante toda a manhã, a Avenida General Rondon, na orla da Praia de Pitangueiras, ficou congestionada. Na entrada da cidade, o trânsito também era lento. Encontrar uma vaga para estacionar o carro na rua era missão quase impossível. Em estacionamentos próximos da praia, a diária cobrada era de R$ 50.
“Está valendo a pena ter enfrentado o trânsito porque o tempo está bom, mas só por isso, porque toda a cidade já está com os problemas da alta temporada. Esperei 20 minutos para conseguir uma mesa na padaria hoje de manhã e fiquei outros 20 minutos na fila do mercado apenas para comprar uma água para o meu filho”, disse a publicitária Anna Luisa Tonini Ferraz, de 26 anos. Moradora da capital, ela já programava a viagem de volta para ontem. “Depois de ver a situação aqui, resolvi antecipar a volta para evitar pegar fila na estrada.”
Quem não reclamou do movimento foram os comerciantes e ambulantes. “Essa é a primeira vez no segundo semestre que estou vendendo bem. Nos outros feriados, além de o tempo ter ficado meio nublado, não teve a emenda. Teve muito feriado de sábado neste ano e, quando é assim, não é todo mundo que viaja”, afirmou o sorveteiro Eduardo Silva, de 24 anos.
Subida
Mais de 276 mil veículos já desceram a serra neste feriado prolongado pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes até o fim da manhã de ontem. E depois de enfrentar um trânsito recorde, os turistas já pensam em voltar para casa. De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, os horários que devem registrar movimento mais tranquilo hoje será entre 3 e 8 horas e, amanhã, a partir das 15 horas.
Para facilitar o retorno a São Paulo, a Ecovias já implantou a operação subida (2×8) ontem à noite. Hoje, a operação voltará a ser montada a partir das 12 horas e deve se estender até o início da madrugada de segunda-feira. Nesse período, a descida é realizada apenas pela pista sul da Anchieta, num total de duas faixas, enquanto a subida é feita pelas duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta, num total de oito faixas.
Continua depois da publicidade