O túnel Santos-Guarujá vai alavancar a economia da região / Divulgação/Governo do Estado
Continua depois da publicidade
Uma das obras mais esperadas do Litoral de São Paulo está prestes a sair do papel. O leilão para a construção do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel submerso da América Latina, está previsto para acontecer no segundo semestre de 2025.
Os trâmites burocráticos para o início das obras seguem. Nesta semana, o Governo do Estado já deu seguimento ao encaminhamento da parceria público-privada (PPP) responsável pelo projeto que ligará as margens do Porto santista em poucos minutos.
Continua depois da publicidade
Após muitos anos de debates para a construção do novo modal no Litoral de São Paulo, o projeto do túnel se tornou um acordo entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O custo estimado da obra é de R$ 6 bilhões. Ao todo, 86% do investimento será dividido entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o governo de SP. O restante do valor será custeado pela iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
O projeto de lei que autoriza a contratação de PPP foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no último dia 9 de outubro e sancionado pelo Governo de SP na última semana. A medida trata da construção, operação e manutenção do Túnel Santos-Guarujá.
O principal entrave para a construção do túnel é o impacto que a obra deve gerar aos moradores do entorno. Para reduzir o problema, foi apresentada a criação de uma “superquadra”, dentro de um novo traçado. A proposta foi apresentada na última segunda-feira (28) de um espaço equivalente a quatro campos de futebol na região do Macuco, em Santos. A Autoridade Portuária de Santos prevê a realocação de 700 famílias.
No Guarujá, a saída do túnel será desviada de uma área em processo de reurbanização. Com isso, ganhará uma extensão de 1,5 km até a rodovia Cônego Domênico Rangoni para a circulação de carros, motos, caminhões e ônibus. A estrutura também contará com uma ciclofaixa e espaço para pedestres.
Continua depois da publicidade