LIGAÇÃO SECA
Túnel terá 860 metros de extensão e pode ser inaugurado já em 2028; famílias da Prainha começam a ser realocadas ainda neste mês
Anderson Pomini, anunciou na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o início das obras do túnel entre Santos e Guarujá / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, anunciou na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o início das obras do túnel entre Santos e Guarujá, algo discutido pelo poder público há 98 anos. Os trabalhos estão programados para se iniciar no fim de 2024 ou início de 2025. Nas próximas semanas haverá o começo da realocação de famílias da Prainha para uma outra região próxima, com garantia de trabalho, garantiu Pomini.
“Os astros estão alinhados a favor da construção desse túnel”, afirmou o presidente da APS com exclusividade à reportagem da Gazeta e do Diário do Litoral durante evento de lançamento Frente Parlamentar da Ligação Seca - Túnel Santos-Guarujá, que contou com deputados da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
“Hoje temos um cenário absolutamente favorável. O governo estadual quer a obra, o governo federal já incluiu no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], a Autoridade Portuária quer a obra. E temos recursos em caixa para o início, pelo menos uma parte, dessas obras”, afirmou ainda ele.
O executivo também exaltou o fato de a esquerda e a direita terem se unido em favor do projeto na Alesp.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O túnel
Segundo o presidente da APS, o edital internacional será lançado em 2024 e as obras em si devem começar, no máximo, no início de 2025. A previsão é que o túnel seja aberto à população entre o fim de 2028 e o começo de 2029. Os custos totais previstos são de R$ 5,4 bilhões.
Continua depois da publicidade
O túnel terá 860 metros de extensão, ficará com uma profundidade de 21 metros por baixo da terra e tem a promessa de não afetar a circulação de navios do Porto de Santos.
Outro ponto positivo citado foi o da melhoria de mobilidade. O trajeto de Santos-Guarujá que atualmente demora uma hora via estrada, irá levar apenas 1 minuto e 42 segundos, de acordo com a apresentação de Pomini.
O deputado estadual Luiz Fernando (PT) participou do evento e garantiu que o túnel vai, enfim, sair do papel. “Hoje podemos dizer que a ligação seca entre Santos e Guarujá é uma realidade”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Já o deputado Tomé Abduch (Republicanos), coordenador do encontro desta terça, exaltou o “caráter suprapartidário” da iniciativa. “Essa frente representa o nosso compromisso em tirar do papel projetos que melhoram drasticamente a vida dos paulistas”.
Continua depois da publicidade