Cotidiano

Tubulação de água estoura e casas e prédios são evacuados em Santos

Autoridades já estão nos locais para lidar com a ocorrência

Igor de Paiva

Publicado em 15/01/2025 às 11:56

Atualizado em 15/01/2025 às 19:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os moradores de prédios e casas da Avenida Santo Antônio do Valongo e da Rua São Marcos precisaram sair de suas residências / Reprodução

Continua depois da publicidade

Ruas do Morro do São Bento, em Santos, no litoral de São Paulo, foram inundadas na manhã desta quarta-feira (15), após o rompimento de uma tubulação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A lama chegou a invadir casas e impediu moradores de sair. Segundo a Companhia, as causas do incidente ainda estão sendo apuradas e que já realiza reparos no local.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cratera volta a se abrir em menos de um ano em Santos; veja prazo para conserto

O rompimento aconteceu na Rua Assunção de Nossa Senhora, entre as ruas Nossa Senhora do Monte Serrat e São Marcos. Segundo a prefeitura, três imóveis foram interditados, porém sem danos estruturais nas edificações.

Sabesp

Em nota, a Sabesp informa que já concluiu os reparos necessários na tubulação do local e a distribuição de água já foi restabelecida. Os serviços para recomposição do asfalto ainda estão em andamento.

Continua depois da publicidade

A Sabesp lamenta pelos transtornos causados e está em contato direto com os moradores dos imóveis atingidos, oferecendo toda a assistência e orientação necessária.

Prefeitura de Santos

Em nota, a Prefeitura de Santos informa que ocorreu o rompimento de uma adutora da Sabesp, na manhã desta quarta-feira (15), na Av. Santo Antônio do Valongo, no Morro São Bento. O vazamento também atingiu as ruas São Marcos, Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora do Monte Serrat. A Sabesp foi acionada e já providenciou o conserto da adutora.

A empresa foi notificada pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) para atuar 24 horas por dia e efetuar, no prazo de até 15 dias, os serviços de reparação, recuperação dos danos, talude, contenção, limpeza e apoio social às famílias afetadas pelo rompimento da adutora (ver abaixo), sob pena de multa por eventual não cumprimento das demandas.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura Regional dos Morros, Defesa Civil e Terracom também foram acionadas. Para os devidos reparos, foram efetuados bloqueios na Av. Santo Antônio do Valongo, entre Largo São Bento até a Rua São Marcos, e também na Rua São Marcos, em toda extensão. As linhas do transporte público municipal 100, 181 e 118 foram desviadas. Agentes da CET-Santos estão no local e os bloqueios já constam no aplicativo Waze.  

Quatro imóveis interditados:

Por recomendação da Defesa Civil, três imóveis foram interditados, na manhã desta quarta-feira (15). Não houve danos estruturais nas edificações. Após a limpeza nas casas, o órgão fará nova vistoria.

As três famílias foram acolhidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) no centro esportivo, no morro São Bento, onde receberam alimentação e foram cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para a oferta de demais auxílios do Poder Público. As três famílias optaram por se abrigar em casas de parentes.

Continua depois da publicidade

No final da tarde desta quarta-feira (15), a Defesa Civil interditou mais uma casa que apresentou trincas nas paredes. A interdição foi preventiva. Peritos especialistas da Sabesp farão nova vistoria para auxiliar na decisão de internação definitiva ou não deste imóvel.

Nesta moradia foram identificadas duas famílias, que já receberam acolhimento da equipe de assistência social da Sabesp, que atua em conjunto com a Seds para auxiliar as vítimas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software