Apresentações tem entrada gratuita / Nobuo Kurahashi/Divulgação
Continua depois da publicidade
Neste sábado (14), às 15h, a Trupe do Mar finaliza sua agenda de 2024 com duas apresentações especiais gratuitas no Jardim Botânico Chico Mendes, em Santos.
O público poderá conferir o espetáculo "Circo Radiola", que conta a história de uma banca de busca de sucesso e procura várias formas de entretenimento das gerações passadas.
Continua depois da publicidade
Já no dia 21 de dezembro, também às 15h, a companhia apresenta "Sobre as Ondas", que combina circo, música e humor para conscientizar sobre a preservação ambiental.
Criada nas areias de Santos, a Trupe do Mar é uma companhia independente que une circo, dança, teatro e música em seus espetáculos, sempre buscando levantar reflexões sobre questões cruciais, como a conservação dos oceanos. Desde 2022, a Trupe já realizou cerca de 20 apresentações, atingindo mais de 12 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
"Encerrar o ano em Santos, com dois espetáculos que representam tão bem nossa diversidade artística, é muito significativo para nós. Nosso propósito é unir gerações, levando arte e reflexão ao público ", destaca Thays Oliveira, fundadora da Trupe.
"Sobre as Ondas", em particular, tem sido um marco na trajetória do grupo, abordando de forma lúdica e educativa histórias de animais reais resgatados pelo Instituto Gremar, como Antoninha, a Toninha Franciscana. Por meio de personagens como Trovador Tartaruga e Fragato Fragoso, a peça transporta o público a uma ilha fictícia e provoca reflexões importantes sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente.
"Queríamos falar sobre o meio ambiente com profundidade, mas sem perder a leveza e a comicidade do circo. É uma forma de engajar o público em um tema urgente de maneira acessível e encantadora", comenta Thays Oliveira, cofundadora da Trupe.
Continua depois da publicidade
As apresentações fazem parte do projeto Circo no Jardim, realizado pela Bordallo Cultural com apoio da Lei Paulo Gustavo e reforçam o compromisso da companhia com a inclusão, contando com recursos como intérprete de libras, audiodescrição e músicas legendadas para garantir acessibilidade a todos os espectadores.
Juntos desde 2022, a Trupe já atingiu um público de mais de 12 mil pessoas, ao longo de cerca de 20 apresentações. Fundada pela multiartista cênica Thays Oliveira e pelo acrobata circense Jorge Olivares, a companhia não se limita apenas ao encantamento, levantando questões cruciais sobre os impactos das ações humanas.
Para que o público local possa refletir sobre seu papel como cuidadores do planeta, tendas de educação ambiental estão presentes nas apresentações da companhia com apoio e auxílio do Instituto Gremar, organização não-governamental focada na gestão de fauna.
Continua depois da publicidade