Ligações acabam prejudicando o atendimento do SAMU, em eventuais situações de emergência / Divulgação/Prefeitura de Santos
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Apenas no último mês de janeiro, a Central Telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos, registrou 818 trotes em janeiro deste ano, o que representa 11,3% do total de 7.199 ligações recebidas pelo órgão. Este índice é um pouco menor que o total do ano de 2024, que chegou em 10,9%.
Também é responsável pelos municípios de Bertioga e Guarujá, apenas em 2023, os trotes representam 12,9% do total de ligações ao Samu.
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Em nota oficial, a Prefeitura demonstrou preocupação com as chamadas falas, e explicou que durante o atendimento cinco perguntas sobre o local e tipo de ocorrência são realizadas, antes que ela seja encaminhada ao médico regulador para novos questionamentos.
Porém, quando o trote é identificado, a ligação é encerrada imediatamente. Só que em alguns casos, as falsas ocorrências são atendidas, o que resulta no deslocamento de equipes que poderiam estar atendendo situações reais.
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Para evitar que o cenário piore, a prefeitura reforçou que realiza campanhas de conscientização nas escolas, programas com jovens do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps), e ações com a Guarda Civil Municipal.