Continua depois da publicidade
O Brasil estreia na Copa do Mundo nesta quinta-feira, 12, em São Paulo, mas manifestações já estão marcadas por meio de redes sociais em pelo menos duas capitais brasileiras, além da paulista: Rio e Fortaleza.
Na capital cearense, os protestos "1.º Grande Ato na Abertura da Copa da Fifa- 2014 #CopaPraQuem?" e "Copa das Manifestações" devem acontecer na Avenida Beira-Mar, bem próximo ao local onde foi montada a Fan Fest. Segundo o major Clairton de Abreu, do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará, 927 PMs vão participar da operação de Copa do Mundo. "As forças de segurança vão intervir, se necessário, da melhor forma possível."
Pelo menos duas manifestações estão programadas para o Rio. Uma na Candelária, no centro, a partir das 10 horas, e outra em Copacabana, na zona sul, às 15 horas. O grupo da tarde pretende seguir da estação de metrô Cardeal Arcoverde para o trecho da Praia de Copacabana em que será realizada a Fifa Fan Fest, na altura da Avenida Princesa Isabel. O ato é puxado pela Frente Independente Popular (FIP), sob o lema "Não Vai ter Copa! Fifa Go Home!".
A manifestação do centro, cujo mote é "Nossa Copa é na Rua", é organizada pelo coletivo Copa na Rua, que reúne movimentos sociais como o Comitê Popular da Copa e militantes de partidos como o PSOL. Em São Paulo, o "Grande Ato 12 de Junho Não Vai ter Copa", organizado por seis coletivos, está marcado para as 10 horas na frente da Estação Carrão do Metrô, da Linha 3-Vermelha. O destino final deve ser a Arena Corinthians, a 11 km de distância, palco do primeiro jogo - o que promete complicar o trânsito na Radial Leste.
Continua depois da publicidade