MOBILIDADE

Trem Intercidades: Garcia promete trem entre Capital e Campinas

O candidato à reeleição fez acordo com uma concessionária para viabilizar o projeto

Joe Silva

Publicado em 29/09/2022 às 11:19

Atualizado em 29/09/2022 às 11:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto será executado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com investimento estimado de R$ 10 bilhões / Governo de SP

Continua depois da publicidade

O Governo de São Paulo selou nesta quarta-feira (28) acordo com a concessionária de transporte ferroviário de cargas da Malha Paulista para implementação do Trem Intercidades. A anuência prévia da Rumo autoriza o governador e Rodrigo Garcia (PSDB) a dar sequência ao projeto de uso das vias segregadas da empresa para criação da nova linha de passageiros entre São Paulo, Jundiaí e Campinas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O nosso compromisso é deixar toda a questão burocrática pronta para que as obras do Trem Intercidades possam começar ainda no primeiro semestre de 2023, ligando São Paulo a Campinas com um novo ramal exclusivo de passageiros”, afirmou Garcia. “O documento da Rumo fortalece ainda mais nosso desejo de liberar a licitação o mais rápido possível.” 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Como pegar o trem para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

• Veja como será o novo trem interno que ligará os terminais do Aeroporto de Guarulhos

De acordo com o Governo paulista nos últimos três anos, a gestão elaborou e concluiu todos os estudos técnicos para implementação do Trem Intercidades. O projeto será executado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com investimento estimado de R$ 10 bilhões para transporte de passageiros entre a Grande São Paulo e a RMC (Região Metropolitana de Campinas).

A anuência é assinada pela presidência da Rumo e pela vice-presidência regulatória e institucional da empresa. A concessionária reconhece a necessidade do uso de bens vinculados à Malha Paulista para viabilizar o Trem Intercidades e também autoriza a criação de vias segregadas de passageiros e de cargas entre Jundiaí e Campinas. 

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a gestão PSDB, com o aval da Rumo, agora o Governo de São Paulo aguarda apenas a formalização do convênio por parte do Ministério da Infraestrutura para lançar o edital de concorrência do Trem Intercidades. A PPP prevê a construção, operação e manutenção dos serviços do Trem Intercidades, além da melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7Rubi da CPTM da capital até Jundiaí.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software