Cotidiano
O possÃvel valor da passagem pode tornar a opção menos competitiva em relação ao transporte aéreo, que costuma oferecer tarifas mais acessÃveis
O trem-bala deverá ter um percurso de 417 km, conectando São Paulo a Rio de Janeiro / Freepik
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A empresa TAV Brasil planeja concluir o trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro até 2032, prometendo revolucionar a mobilidade entre as duas maiores cidades do Brasil. O projeto, avaliado em R$ 60 bilhões, ainda está em fase de estudos de viabilidade, mas a previsão otimista foi compartilhada por Bernardo Figueiredo, CEO da empresa, em entrevista à revista Exame.
O trem-bala deverá ter um percurso de 417 km, conectando São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro, com uma duração de viagem estimada em apenas 105 minutos. Apesar da rapidez, a passagem deve custar em torno de R$ 500, um valor que pode tornar a opção menos competitiva em relação ao transporte aéreo, que costuma oferecer tarifas mais acessíveis.
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O planejamento também coloca o trem-bala como sucessor do TIC Eixo Norte, trem de média velocidade entre São Paulo e Campinas, cujas obras devem começar em 2026 e ser concluídas em cinco anos.
A TAV Brasil recebeu autorização do governo federal, em 2023, para construir e operar o trem de alta velocidade por um período de 99 anos. No entanto, a empresa ainda busca investidores para viabilizar o projeto. Negociações estão em andamento com grupos chineses, espanhóis e fundos árabes interessados no empreendimento.
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Uma das estratégias para atrair investimentos é o potencial de desenvolvimento imobiliário e comercial no entorno das futuras estações, promovendo a revitalização dessas áreas.
Apesar do otimismo da TAV Brasil, diversos desafios técnicos e jurídicos ainda precisam ser superados antes do início das obras. A definição exata das localizações das estações, licenças ambientais e a garantia de financiamento são alguns dos pontos cruciais para o avanço do projeto.
Se concluído conforme o cronograma previsto, o trem-bala SP-Rio será um marco na infraestrutura de transporte do país, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento entre as duas cidades e impulsionando o desenvolvimento econômico ao longo de seu trajeto.
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