Cotidiano

Trem-bala SP-Rio pode ser concluído em tempo recorde, com passagem de R$ 500

O possível valor da passagem pode tornar a opção menos competitiva em relação ao transporte aéreo, que costuma oferecer tarifas mais acessíveis

Luana Fernandes

Publicado em 29/03/2025 às 11:00

Atualizado em 29/03/2025 às 11:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O trem-bala deverá ter um percurso de 417 km, conectando São Paulo a Rio de Janeiro / Freepik

Continua depois da publicidade

A empresa TAV Brasil planeja concluir o trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro até 2032, prometendo revolucionar a mobilidade entre as duas maiores cidades do Brasil. O projeto, avaliado em R$ 60 bilhões, ainda está em fase de estudos de viabilidade, mas a previsão otimista foi compartilhada por Bernardo Figueiredo, CEO da empresa, em entrevista à revista Exame.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O trem-bala deverá ter um percurso de 417 km, conectando São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro, com uma duração de viagem estimada em apenas 105 minutos. Apesar da rapidez, a passagem deve custar em torno de R$ 500, um valor que pode tornar a opção menos competitiva em relação ao transporte aéreo, que costuma oferecer tarifas mais acessíveis.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Avança projeto do trem-bala de R$ 60 bi que ligará SP ao Rio em 105 minutos

• Concorrido: conheça o passeio de trem que leva até enigmática vila em SP

• Conexão Rio-Minas: trem turístico atenderá 900 pessoas a partir de julho

O planejamento também coloca o trem-bala como sucessor do TIC Eixo Norte, trem de média velocidade entre São Paulo e Campinas, cujas obras devem começar em 2026 e ser concluídas em cinco anos.

Investimentos e desafios para a execução do projeto

A TAV Brasil recebeu autorização do governo federal, em 2023, para construir e operar o trem de alta velocidade por um período de 99 anos. No entanto, a empresa ainda busca investidores para viabilizar o projeto. Negociações estão em andamento com grupos chineses, espanhóis e fundos árabes interessados no empreendimento.

Continua depois da publicidade

Uma das estratégias para atrair investimentos é o potencial de desenvolvimento imobiliário e comercial no entorno das futuras estações, promovendo a revitalização dessas áreas.

Obstáculos técnicos e regulatórios

Apesar do otimismo da TAV Brasil, diversos desafios técnicos e jurídicos ainda precisam ser superados antes do início das obras. A definição exata das localizações das estações, licenças ambientais e a garantia de financiamento são alguns dos pontos cruciais para o avanço do projeto.

Se concluído conforme o cronograma previsto, o trem-bala SP-Rio será um marco na infraestrutura de transporte do país, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento entre as duas cidades e impulsionando o desenvolvimento econômico ao longo de seu trajeto.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software