Continua depois da publicidade
As Travessias Litorâneas do Estado, administradas pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, deverão receber 4,1 milhões de veículos durante a Operação Verão 2013/2014 nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia. A Operação Verão 2013/2014, de 20 de dezembro de 2013 a 9 de março de 2014, integrará os feriados de Natal, Ano Novo, Aniversário de São Paulo e Carnaval.
Para atender à grande demanda de usuários nesta temporada, 3% superior a do ano passado, a DERSA irá operar as seis travessias com 18 embarcações que, somadas, possuem capacidade para transportar 594 veículos por viagem e até 1.792 veículos por hora e sentido.
Movimentação por travessias
Entre as seis Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, a que deve receber maior número de usuários durante a Operação Verão 2013/2014 é a Santos/Guarujá. A expectativa é de que mais de 3 milhões de veículos utilizem a travessia nessa temporada. Oito embarcações estarão disponíveis para operação entre os dois municípios.
Continua depois da publicidade
A travessia Guarujá/Bertioga contará com duas balsas. São esperados cerca de 135,7 mil usuários durante a operação de verão.
No Litoral Sul a previsão é de que, aproximadamente, 66,5 mil veículos utilizem a travessia Iguape/Juréia, que opera com duas balsas. Entre Cananéia e o Continente, uma embarcação deve transportar cerca de 40 mil veículos ao longo do período. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de uma embarcação e uma lancha para pedestres (que operará aos sábados e domingos) são esperados 74,8 mil veículos.
Continua depois da publicidade
No Litoral Norte, a expectativa é de que, aproximadamente, 500 mil veículos passem pela travessia São Sebastião/Ilhabela e utilizem as quatro balsas que estarão disponíveis para operação.
No decorrer da Operação Verão, a DERSA poderá promover remanejamentos de embarcações entre as travessias do sistema, caso seja necessário atender algum aumento de demanda repentino. Até o final da alta temporada de verão outras sete embarcações que estão em fase final de reforma retornarão à frota de suas respectivas travessias.
Continua depois da publicidade