Cotidiano
A travessia entre Santos e Guarujá deve receber a maior movimentação durante o feriado. Ao todo, 18 embarcações atenderão aos usuários das seis travessias
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que mais de 173 mil veículos utilizem as seis travessias litorâneas do Estado durante o feriado de 9 de julho, da Revolução Constitucionalista de 1932. Serão 18 embarcações em operação, entre os dias 5 a 9 de julho, para atender a demanda nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.
A travessia entre Santos e Guarujá deve receber a maior movimentação durante o feriado. São esperados 135 mil veículos, que utilizarão o serviço nas sete embarcações disponíveis para operação. A movimentação prevista para esse feriado é 3% superior ao mesmo período do ano passado, quando passaram cerca de 168 mil veículos pelas travessias.
Neste ano, foram entregues dois novos ferry boats, o FB-27 e o FB-28, adquiridos pela DERSA para o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo. No ano passado foram entregues outras três embarcações, os FB-26, FB-29 e FB-30. O aumento da capacidade nas travessias, com a aquisição de novas embarcações, é fruto do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas.
Continua depois da publicidade
Movimentação por travessias
Durante a Operação do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, entre os dias 5 a 9 de julho, a travessia Santos/Guarujá receberá, aproximadamente, 135 mil veículos. Sete embarcações estarão operando para atender aos usuários da Baixada Santista. Na travessia entre Guarujá e Bertioga devem passar 6,3 mil veículos, que utilizarão as duas embarcações disponíveis.
No Litoral Sul são esperados 2,6 mil veículos na travessia Iguape/Juréia, que opera com duas balsas. Entre Cananéia e o Continente uma embarcação deve transportar 1,7 mil veículos ao longo do feriado. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas, são esperados 1,8 mil veículos. Nesta travessia estará disponível a lancha Valongo I (100 passageiros) para atender pedestres no sábado e domingo, em caso de necessidade. Excepcionalmente no feriado as travessias entre Cananéia e Continente e Cananéia e Ilha Comprida irão funcionar 24 horas, para melhor atender aos turistas e moradores da região.
Para a travessia entre São Sebastião e Ilhabela são esperados cerca de 25 mil veículos que utilizarão as quatro embarcações em operação.
Continua depois da publicidade