A previsão é que os serviços sejam assumidos pela iniciativa privada a partir de 2026 / Reprodução/Governo de SP
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O projeto de concessão das travessias litorâneas do Governo de São Paulo prevê a implementação de 44 novas embarcações e quatro novos conjuntos de balsas-empurradores.
As antigas balsas movidas por propulsão a diesel serão substituídas pela de propulsão elétrica nos locais onde a infraestrutura permita.
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O presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Edgard Benozatti, explica que as 48 novas embarcações entram em operação até o sexto ano do contrato de parceria público-privada (PPP).
A previsão é que os serviços sejam assumidos pela iniciativa privada a partir de 2026.
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A concessão do sistema de travessias hídricas inclui 14 travessias em cinco regiões no Estado de São Paulo.
São Sebastião-Ilhabela;
Santos-Vicente Carvalho, Santos-Guarujá e Bertioga-Guarujá;
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Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri e Iguape-Juréia;
Bororé-Grajaú, Taquecetuba-Bororé e João Basso-Taquecetuba
Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha.
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A ampliação e modernização do sistema de travessias trará melhorias na eficiência dos serviços de transporte público, como conforto, redução de filas de espera, consistência nos horários de partida e aumento da segurança para o usuário.
A padronização da frota será estruturada com base na demanda e infraestrutura terrestre das embarcações.
As travessias de maior demanda terão embarcações grandes capazes de suportar tal volume e travessias de menor demanda terão embarcações menores com maior frequência permitindo maior número de viagens.
Atualmente, o sistema atende 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente.
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O projeto prevê o investimento de mais de R$ 1 bilhão em novos terminais de passageiros, aquisição de novas embarcações, novos flutuantes e ampliação de flutuantes existentes.
As audiências públicas para a concessão do sistema aconteceram em 9 de dezembro, em Santos; 11 de dezembro, em São Sebastião; e 12 de dezembro, de forma virtual.
A publicação do edital está prevista para o primeiro semestre de 2025 e o leilão e assinatura de contrato no segundo semestre de 2025. Será um contrato único que abarcará todas as travessias do estado. A modalidade contratual de concessão patrocinada (PPP) terá duração de 20 anos.
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O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional.
Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.
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