Cotidiano

Transporte Escolar de Itanhaém beneficia mais de três mil crianças

Os estudantes transportados seguem os critérios recomendados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/02/2013 às 18:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mais de três mil crianças são transportadas todos os dias até às escolas municipais, estaduais e projetos educacionais do Município. O transporte escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes garante segurança, agilidade e conforto durante o trajeto dos estudantes que utilizam os serviços nas áreas rurais e urbanas da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente, o Programa de Transporte Escolar atende os estudantes com 67 veículos, entre frota municipal e empresa terceirizada, com micro-ônibus, ônibus, kombis e vans. Em 2006, apenas um ônibus e um microônibus atendiam a grande demanda de estudantes.

A Secretaria possui 15 motoristas e 16 monitores que acompanham todo o percurso até a unidade escolar. Os profissionais se preocupam em manter o trajeto seguro com orientação sobre o uso do cinto de segurança e a conduta da criança até o local de destino.

Os estudantes beneficiados seguem os critérios que priorizam o atendimento, são eles: moradores de área rural, pessoas com deficiência, estudantes com problemas crônicos de saúde e alunos que residem a uma grande distância da escola, onde haja obstáculos que impeçam ou dificultem o acesso do aluno à escola.

Continua depois da publicidade

Em Itanhaém, o transporte escolar segue as normas da Resolução SE-27 de 09/05/2011 e SE-28 de 12/05/2011, em vigor na Secretaria de Estado da Educação. Conforme o Artigo 3º, o aluno com idade a partir de 12 anos completos no início do ano letivo será atendido por meio de passe escolar, desde que não haja prejuízo ao cumprimento de horário de entrada e saída da escola.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Zanella, acredita que o transporte seguro contribui para o acesso à educação. “Não pouparemos esforços para garantir ao aluno o transporte escolar. Estamos otimizando os serviços para atender mais estudantes e assegurá-los a permanência na unidade escolar”.

O pedido para a utilização do transporte escolar é solicitado diretamente na escola na qual o aluno está matriculado. Para conseguir a vaga, o estudante terá que se encaixar aos critérios recomendados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, de acordo com as resoluções acima citadas.

Continua depois da publicidade

O Programa de Transporte Escolar atende os estudantes com 67 veículos (Foto: Divulgação)

Passe Escolar

A Prefeitura fornece o passe escolar aos estudantes com idade acima dos 12 anos, como determina a Secretaria de Estado da Educação, na Resolução SE-27 de 09/05/2011.

Continua depois da publicidade

Ainda dá tempo

O prazo para a solicitação do passe se estendeu até o dia 8 de março e deve ser realizado no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

O cadastramento e recadastramento para a distribuição do passe escolar com desconto aos alunos das escolas municipais e estaduais podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Vale lembrar que para efetuar o cadastro, o interessado deverá comparecer ao local munido de duas cópias da declaração escolar, cópia do RG ou Certidão de Nascimento, além do comprovante de residência atualizado. Caso não seja o primeiro ano de cadastro, o aluno deverá apresentar também a carteirinha azul referente ao passe do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software