Cotidiano

Trânsito: Interdições devem ocorrer após a temporada

O presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves, fala sobre vias interditadas e obras em 2015

Agência Brasil

Publicado em 07/12/2014 às 10:11

Atualizado em 03/08/2024 às 10:35

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As interdições previstas para ocorrer em importantes vias de Santos, para a realização das obras do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) devem ocorrer gradualmente, após o término da temporada de verão. É o que garante o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Antonio Carlos da Silva Gonçalves. Em entrevista ao Diário do Litoral, ele abordou outras intervenções que ocorrerão na Cidade no próximo ano.

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“As vias precisarão ser fechadas e isso vai ocorrer de forma alternada. Não tem como ser durante a temporada. Será um desafio grande, pois elas permitem o acesso entre a Praia e o Centro”, afirma Gonçalves.

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Enquanto as interdições nas avenidas Pinheiro Machado, Bernardino de Campos, Ana Costa e Conselheiro Nébias não acontecem, o presidente da CET destaca que as obras devem ser realizadas em outros locais. “A alternativa será mexer nas ruas Campos Melo e 28 de Setembro, por exemplo, que têm um impacto menor na questão do trânsito”.

Outras duas obras, na entrada de Santos, devem alterar o trânsito da Cidade no próximo ano: a construção de um viaduto que passará entre os bairros Bom Retiro, Jardim Piratininga e São Manoel e outro entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. “São obras necessárias que, depois de finalizadas, vão dar mais segurança aos motoristas e fluidez ao tráfego. Não tem como fazer intervenções sem que ocorra algum tipo de transtorno”, explica. A companhia já estuda alternativas para minimizar os impactos dos serviços.

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Trânsito

A instalação de semáforos inteligentes em 49 cruzamentos de Santos, prevista para ocorrer até o início do segundo semestre de 2015, é uma das medidas que a CET aposta para melhorar as condições do trânsito na Cidade. Os equipamentos serão instalados na orla da praia, entre as avenidas Ana Costa, no Gonzaga, e Alexandre Martins, na Aparecida e na Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre as ruas Julia Ferreira de Carvalho e Martins Fontes, no Chico de Paula.

O presidente da CET destaca a melhoria semafórica, com reforço da sinalização de solo e substituição placas, que a companhia está realizando nos bairros. Embaré, Campo Grande Vila Belmiro e Encruzilhada já receberam as intervenções. “A ideia é fazer um bairro por mês. Estamos agora no Estuário”, disse Gonçalves.

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Outra aposta da CET é a limitação dos estacionamentos, como ocorreu recentemente no Canal 3. “A proibição só mostrou o que nós já sabíamos. O objetivo, que era de dar maior fluidez ao tráfego foi alcançado. É só perguntar a quem utiliza o Canal 3”, afirma Gonçalves. Segundo ele, a velocidade média da via passou de 23 km para 28/30 km. “Outras vias sofrerão a mesma intervenção com estudo diferenciado para cada caso”.

Para o próximo ano, a CET deve implantar ainda novos corredores de ônibus nas avenidas Conselheiro Nébias, Ana Costa e no Canal 2. “Também estamos fazendo a reavaliação dos seletivos. Elaborando estudo para identificar a necessidade de ampliação ou não da frota disponível”, afirma Gonçalves.

Com relação aos constates congestionamentos na orla da praia, sentido São Vicente, Gonçalves afirma que somente após a conclusão das obras do VLT, na cidade vizinha, será possível avaliar

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Educação

Ainda em 2015, uma parceria com a Secretaria de Educação pretende levar às escolas do Município, atividades que abordam a educação no trânsito. “A ideia é fazer uma grande campanha de conscientização. Parcerias mais efetivas podem mudar os hábitos da população. Quanto mais cedo melhor”, ressalta o presidente da CET. 
 

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