Continua depois da publicidade
As interdições previstas para ocorrer em importantes vias de Santos, para a realização das obras do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) devem ocorrer gradualmente, após o término da temporada de verão. É o que garante o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Antonio Carlos da Silva Gonçalves. Em entrevista ao Diário do Litoral, ele abordou outras intervenções que ocorrerão na Cidade no próximo ano.
“As vias precisarão ser fechadas e isso vai ocorrer de forma alternada. Não tem como ser durante a temporada. Será um desafio grande, pois elas permitem o acesso entre a Praia e o Centro”, afirma Gonçalves.
Continua depois da publicidade
Enquanto as interdições nas avenidas Pinheiro Machado, Bernardino de Campos, Ana Costa e Conselheiro Nébias não acontecem, o presidente da CET destaca que as obras devem ser realizadas em outros locais. “A alternativa será mexer nas ruas Campos Melo e 28 de Setembro, por exemplo, que têm um impacto menor na questão do trânsito”.
Outras duas obras, na entrada de Santos, devem alterar o trânsito da Cidade no próximo ano: a construção de um viaduto que passará entre os bairros Bom Retiro, Jardim Piratininga e São Manoel e outro entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. “São obras necessárias que, depois de finalizadas, vão dar mais segurança aos motoristas e fluidez ao tráfego. Não tem como fazer intervenções sem que ocorra algum tipo de transtorno”, explica. A companhia já estuda alternativas para minimizar os impactos dos serviços.
Continua depois da publicidade
Trânsito
A instalação de semáforos inteligentes em 49 cruzamentos de Santos, prevista para ocorrer até o início do segundo semestre de 2015, é uma das medidas que a CET aposta para melhorar as condições do trânsito na Cidade. Os equipamentos serão instalados na orla da praia, entre as avenidas Ana Costa, no Gonzaga, e Alexandre Martins, na Aparecida e na Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre as ruas Julia Ferreira de Carvalho e Martins Fontes, no Chico de Paula.
O presidente da CET destaca a melhoria semafórica, com reforço da sinalização de solo e substituição placas, que a companhia está realizando nos bairros. Embaré, Campo Grande Vila Belmiro e Encruzilhada já receberam as intervenções. “A ideia é fazer um bairro por mês. Estamos agora no Estuário”, disse Gonçalves.
Continua depois da publicidade
Outra aposta da CET é a limitação dos estacionamentos, como ocorreu recentemente no Canal 3. “A proibição só mostrou o que nós já sabíamos. O objetivo, que era de dar maior fluidez ao tráfego foi alcançado. É só perguntar a quem utiliza o Canal 3”, afirma Gonçalves. Segundo ele, a velocidade média da via passou de 23 km para 28/30 km. “Outras vias sofrerão a mesma intervenção com estudo diferenciado para cada caso”.
Para o próximo ano, a CET deve implantar ainda novos corredores de ônibus nas avenidas Conselheiro Nébias, Ana Costa e no Canal 2. “Também estamos fazendo a reavaliação dos seletivos. Elaborando estudo para identificar a necessidade de ampliação ou não da frota disponível”, afirma Gonçalves.
Com relação aos constates congestionamentos na orla da praia, sentido São Vicente, Gonçalves afirma que somente após a conclusão das obras do VLT, na cidade vizinha, será possível avaliar
Continua depois da publicidade
Educação
Ainda em 2015, uma parceria com a Secretaria de Educação pretende levar às escolas do Município, atividades que abordam a educação no trânsito. “A ideia é fazer uma grande campanha de conscientização. Parcerias mais efetivas podem mudar os hábitos da população. Quanto mais cedo melhor”, ressalta o presidente da CET.
Continua depois da publicidade