Unidade da The Body Shop no Shopping Ibirapuera, em São Paulo / Divulgação
Continua depois da publicidade
A marca de beleza britânica The Body Shop anunciou que encerrará suas atividades em terras brasileiras até o dia 31 de janeiro. Diante deste cenário, os produtos de suas lojas físicas e e-commerce serão vendidos com até 70% de desconto.
Só que o Brasil não é o único país que a marca está se despedindo. Nos Estados Unidos, a empresa encerrou todas suas operações em março de 2024, além de ter anunciado o fechamento de 33, de suas 105 lojas no Canadá.
Continua depois da publicidade
A empresa ainda concordou em vender parte do seu negócio na França e Alemanha, onde ela chegou a empregar 350 funcionários em 2021.
Diante de um cenário de recuperação judicial no Reino Unido, no último ano a empresa brasileira vendeu a operação para o private equity europeu Aurelius, mas seguiu ao longo de 2024 como master franqueado da marca no Brasil.
Continua depois da publicidade
Com isso, ela era responsável pela distribuição e licenciamento da marca no país até o final do ano, quando o contrato chegou ao fim e não foi renovado.
Segundo uma fonte ouvida pelo Financial Times, a empresa não estava vendendo como esperava nos últimos anos, principalmente no período de festividades de final de ano.
Outro fator que contribuiu para a falência foi que alguns dos 70 países onde atuavam as 2,5 mil lojas, não eram realmente rentáveis para a marca.
Continua depois da publicidade
Fundada em 1976 por Anita Roddick e seu marido Gordon, a The Body Shop ficou famosa por realizar uma forma de negócio onde poderia se fazer dinheiro e o bem ao mesmo tempo.
Em 2006 ela foi comprada pelo gigante francês de cosméticos L'Oréal, e em 2017 foi comprada pela Natura por R$ 5,5 bilhões.