Continua depois da publicidade
No aniversário de 14 anos dos atentados terroristas do 11 de Setembro de 2001, nesta sexta-feira (11), o secretário de Estado americano, John Kerry, declarou que "amigos e adversários devem entender que os Estados Unidos nunca serão intimidados por terroristas".
"Extremistas podem causar um sofrimento tremendo, mas nunca enfraquecerão nossa determinação nem nos afastarão de nossos propósitos", disse o democrata, em nota.
Continua depois da publicidade
Kerry homenageou as vítimas e disse que a tragédia une os americanos e aumenta sua vigilância.
Nesta sexta, foi realizada uma cerimônia pelos 14 anos desde os atentados, no Memorial do 11/9, ao sul da ilha de Manhattan. Ao longo de toda a manhã, familiares leram os nomes das vítimas e disseram algumas palavras sobre os parentes que perderam.
Continua depois da publicidade
Adultos, crianças e idosos prestaram as homenagens. Muitos se emocionaram e se abraçaram. Em geral, trouxeram mensagens de amor e saudades. Alguns exibiam retratos.
Minutos de silêncio foram feitos, segundo o horário de Brasília, às 9h46, 10h03, 10h37, 10h59, 11h03, 11h28.
Os horários marcam, respectivamente, os momentos em que, há 14 anos, a torre norte do World Trade Center foi atingida, a torre sul foi atingida, o Pentágono foi atingido, a torre sul desabou, um voo desviado pelos passageiros caiu na Pensilvânia e a torre norte desabou.
Continua depois da publicidade