Cotidiano

Terracom e Prefeitura de Cubatão devem acertar pagamento nesta semana

Administração Municipal e empresa firmaram acordo verbal para parcelamento da quitação do reajuste contratual. Valor é de R$ 7 milhões

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/06/2015 às 10:29

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A Prefeitura de Cubatão e a Terracom, empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana no município, devem assinar nesta semana um acordo para o parcelamento da dívida de R$ 7 milhões, referentes aos reajustes nos contratos por conta da prorrogação anual.

Segundo a empresa, Sim, a Administração Municipal procurou a diretoria da Terracom no último domingo (31) fez uma proposta, que foi aceita, firmando um acordo firmado verbal.

A coleta de lixo foi interrompida pela Terracom no final de semana. De acordo com a Prefeitura, após ser notificada, na sexta-feira, a Administração Municipal montou uma força tarefa para realizar os serviços de coleta e limpeza e evitar transtornos à população. Serviço foi retomado no domingo.

A força tarefa realizou mutirões nas áreas de feiras-livres, no Centro, Vila Natal e Bolsão 8. Foram recolhidas 20 toneladas de detritos, as quais foram acumuladas em terreno da Companhia Urbana de Saneamento (Cursan) e levadas ontem (3) para o aterro sanitário.

Atualmente, a limpeza urbana de Cubatão é realizada por 240 funcionários da Terracom. O contrato da Prefeitura com a Terracom, no valor total de R$ 19.193.987,60, tem término previsto para dezembro deste ano.

Coleta e limpeza urbana seguem rotineiramente em Cubatão e Guarujá (Foto: Luiz Torres/DL)

Guarujá ainda sem acordo

A situação envolvendo a Terracom e a Prefeitura de Guarujá segue indefinida. A Administração Municipal deve R$ 45.855.189,19 a empresa, referentes a atraso no pagamento de 6 meses de serviços prestados, além de 20 meses referentes aos reajustes contratuais não efetivados.

Na última semana, representantes de diversas áreas da Prefeitura e técnicos da Terracom se reuniram com objetivo de demonstrar os encaminhamentos dos processos de pagamento à empresa. Segundo a Terracom, ainda não houve acordo. Entretanto, as partes estão negociando e buscando uma forma de resolver a questão o quanto antes sem suspender os serviços.

A Prefeitura de Guarujá informou que a Terracom analisou o cronograma composto de ações técnicas, jurídicas e financeiras, apresentado pela Administração, e propôs modificações que estão sendo avaliadas. A análise deve ser finalizada na próxima semana.

Em maio, a empresa chegou a ameaçar paralisar os 650 funcionários que trabalham no município até a quitação do valor devido. Em nota, a Terracom ressaltou que tem mantido todos os seus compromissos, mantendo em dia os salários de seus colaboradores e os serviços prestados à contratante, mesmo mediante aos atrasos de pagamento.

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