Cotidiano
O edital pode ser consultado no site oficial da Prefeitura e prevê 25 vagas para Agente de Combate a Endemias e um total de 64 vagas para Agente Comunitário de Saúde
Continua depois da publicidade
Iniciadas em 21 de novembro, terminam nesta quinta-feira (11) às 23h59 as inscrições (incluindo o pagamento da taxa de inscrição) no concurso público 01/2014, para provimento efetivo nas funções de Auxiliar I - Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar I - Agente de Combate a Endemias. Elas ainda podem ser feitas pelo site do Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal (http://www.ibamsp-concursos.org.br/), que pretende aplicar as provas no dia 11 de janeiro. O edital também pode ser consultado no site oficial da Prefeitura (http://www.cubatao.sp.gov.br) e prevê 25 vagas para Agente de Combate a Endemias e um total de 64 vagas para Agente Comunitário de Saúde.
Ambos os cargos têm como um dos pré-requisitos a conclusão do Ensino Fundamental. Para o exercício das funções de combate a endemias não há necessidade de o candidato residir no município. Já os Agentes Comunitários de Saúde, pelas próprias características de suas funções, precisam residir nos núcleos residenciais relacionados à área geográfica da Unidade Básica de Saúde em que pretendam atuar. São 5 vagas para a área da UBS Cota 95, 4 para a UBS Cota 200, 2 para a UBS Vale Verde, 4 para UBS Ilha Caraguatá, 5 para UBS Jardim Nova República, 5 para a da Vila esperança, 4 para a UBS Mário Covas, 2 para a UBS Água Fria, 2 para UBS Pilões, 5 para a UBS Vila dos Pescadores, 2 para a UBS Morro do Índio, 5 para a UBS Jardim Casqueiro, 2 para a UBS Vila Natal, 2 para a UBS Vila São José, 5 para a UBS 31 de Março, 5 para a UBS CSU e 5 para a UBS Área 5.
Os candidatos podem se inscrever para as duas funções, já que as provas serão realizadas em horários diferenciados. Os vencimentos iniciais são de R$ 1.302,51, mais os benefícios concedidos ao funcionalismo público.
Continua depois da publicidade
O concurso segue o disposto na lei municipal 3.593, de 2 de julho de 2013, que criou ambos os cargos.
Assim, são consideradas atividades do cargo de Agente Comunitário de Saúde: a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas voltadas para a saúde; a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam qualidade de vida.
Já o cargo de agente de combate às endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção de saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. Isso inclui: desenvolver atividades educativas e de orientações sobre saúde e meio ambiente, voltadas à prevenção de riscos à saúde; participar de campanhas e eventos em geral com apoio logístico, com montagem e desmontagem de barracas, equipamentos e adequação e organização do espaço físico; desempenhar atividades em parceria com o Programa de Saúde da Família, entre outras; realizar ações relacionadas à eliminação de criadouros de vetores; desenvolver toda a rotina administrativa inerente ao cargo, compreendendo busca ativa, pesquisa, inquérito e investigação epidemiológica, preencher planilhas, carteiras de vacina, boletins, alimentar sistema de informações, vistoria e elaboração de relatórios, preenchimento de notificações etc.)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade