Continua depois da publicidade
Na manhã do domingo (9), quando o navio Empress (Pullmantur) atracar no porto será aberta a temporada de 2014/2015, que deverá movimentar 790 mil passageiros. Nos 101 dias de operação, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini realizará 195 escalas de 17 navios, o que representa aumento de 20% em relação à temporada passada.
Os dias de maior movimentação serão 6 e 20 de dezembro, quando cinco transatlânticos vão atracar simultaneamente, movimentando cerca de 25 mil passageiros em cada dia. Devido à entrega do primeiro trecho do alinhamento do Cais de Outeirinhos, as embarcações ficarão mais próximas à área de check-in das companhias, o que trará mais conforto, agilidade e segurança aos passageiros.
Com término previsto para 27 de abril do ano que vem, a temporada será marcada pela volta dos minicruzeiros, com duração de três ou quatro dias, e que vão representar 43% do total de viagens.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Turismo (Setur) montará um Posto de Informações Turísticas (PIT) no terminal de passageiros com equipe ampliada. Quatro jovens vão circular de patins pelos saguões para agilizar o atendimento. “Nós não vamos esperar que o turista vá até o PIT. Nós iremos até eles”, declara o secretário de Turismo, Luiz Dias Guimarães.
O Museu Pelé contará um estande próprio, onde os passageiros poderão adquirir ingressos antecipadamente. Como tradicionalmente acontece, os navios receberão vídeos bilíngues das atrações da cidade para transmissão no circuito interno de TV.
Economia
Continua depois da publicidade
O início da temporada de cruzeiros vai gerar impacto considerável na economia de Santos. De acordo com dados da Concais, empresa que opera e administra o terminal de passageiros, entre as temporadas 2007/2008 e 2011/2012 foi gerada uma receita de R$ 1 bilhão, abrangendo o fornecimento de água e alimentos, operação portuária, abastecimento, serviços e coleta de lixo. O levantamento não levou em consideração as receitas ligadas aos impostos, comércio e serviços adicionais (táxis, guias de turismo, estacionamento, entre outros).
Além de movimentar o setor de serviços e o comércio local, a temporada de navios é também uma atração à parte para quem está em terra, sobretudo aqueles que estiverem na Ponta da Praia curtindo o final de tarde, para ver a beleza e a imponência dos transatlânticos que cruzam as águas de Santos.
Continua depois da publicidade