Normalmente, o período conhecido como temporada de baleias ocorre entre julho e novembro / Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
Continua depois da publicidade
A temporada de avistamento de baleias no litoral de São Paulo começou mais cedo do que o normal em 2025.
No período, diversos municípios, como Ilhabela e São Sebastião, recebem a visita de inúmeros turistas que querem ter a chance de observar os animais. Todos os anos, inúmeras baleias se movimentam a caminho do litoral brasileiro
Além disso, o evento é registrado por fotógrafos especializados em natureza e nesse tipo de encontro único.
Normalmente, o período conhecido como temporada de baleias ocorre entre julho e novembro.
Há uma explicação para esse movimento dos animais: em resumo, elas migram das águas frias próximas à Antártida para o mar mais quente do litoral brasileiro.
Continua depois da publicidade
Em locais onde a presença das baleias é mais notável, como Ilhabela, o turismo marítimo é visivelmente mais intenso.
No entanto, para evitar problemas aos animais, existem regras que precisam ser seguidas.
A primeira delas é que é extremamente proibido aproximar-se de qualquer baleia com o motor ligado a menos de 100 metros de distância.
Outro ponto de destaque é que os especialistas proíbem a perseguição com o motor ligado por mais de 30 metros.
A busca por grandes imagens e momentos únicos com a natureza tem se tornado uma tendência em solo brasileiro. Dentro desse universo, o turismo de observação de baleias e golfinhos vem ganhando destaque e atraindo diversos adeptos. Um dos melhores locais para essa atividade fica no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Localizada na região norte do território paulista, a cidade de São Sebastião recebe a visita de golfinhos e baleias-jubarte durante quase todo o ano. No entanto, o período entre julho e setembro é considerado o melhor momento para avistar os animais.
Além disso, o município conta com um espaço voltado para o aprendizado. No Espaço Baleia-Jubarte, os visitantes aprendem mais sobre esses cetáceos.