ELEIÇÕES 2022

TCE e TRE-SP vão auditar votos em 43 urnas eletrônicas

A auditoria pretende comprovar que os votos digitados nas urnas eletrônicas são os mesmos contabilizados na apuração

Joe Silva

Publicado em 14/09/2022 às 14:03

Atualizado em 14/09/2022 às 14:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A auditoria contará também com a participação de organizações da sociedade civil / Antonio Augusto/Ascom/TSE

Continua depois da publicidade

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) anunciou nesta terça-feira (13) que vai participar da auditoria do sistema de votação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nas eleições de 2022. A ideia, segundo a Corte, é garantir a segurança, a transparência do processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O procedimento contará também com a participação de outras instituições e entidades – como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Controladoria Regional da União, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes de partidos políticos. Na prática, a auditoria pretende comprovar que os votos digitados nas urnas eletrônicas são os mesmos contabilizados na apuração.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2022: você acredita que a urna eletrônica é segura?

• TSE inicia testes de segurança da urna eletrônica para eleição de 2022

• A urna da discórdia

Ao todo, 43 urnas de todo o Estado de São Paulo, escolhidas por mais de 60 entidades da sociedade civil, passarão pelo teste de integridade – realizado em 2 de outubro, data das eleições – e pelo teste de autenticidade, na véspera do pleito. O número de urnas auditadas representa um incremento em relação a 2020, quando 10 urnas passaram por esses procedimentos.

 

Continua depois da publicidade

Audiência pública

Na última sexta-feira (9), representantes de ambos os tribunais se reuniram na capital paulista com representantes de entidades fiscalizadoras e da sociedade civil para uma exposição sobre como serão os procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas.

Durante a reunião, foi decidido como será realizado o Teste de Integridade e também apresentadas orientações sobre as outras auditorias do sistema eletrônico de votação, como o Teste Público de Segurança e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software