Continua depois da publicidade
A partir da zero hora do próximo domingo, dia 5, as tarifas do transporte intermunicipal de passageiros serão reajustas em 10,53% para as linhas rodoviárias e 13,40% as suburbanas. O reajuste desse ano ocorre após 17 meses sem aumento. A inflação no período considerado para o cálculo do reajuste desse ano acumulou 13,7% (IPC-A) e os salários dos trabalhadores da categoria foram reajustados em 17,1%. Além disso, o salário mínimo acumulou reajustes de 16,22%. Os novos valores autorizados pela ARTESP valem para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas – essas são regulamentadas pela EMTU.
O cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre outubro de 2013 e maio de 2014. Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria reajustados nos acordos coletivos de maio de 2014 e maio de 2015, além do óleo diesel que subiu 16,91%. Em 2014, 271 veículos zero quilômetro passaram a integrar a frota do Sistema de Transporte Intermunicipal. Ao todo, são 631 linhas rodoviárias e 431 suburbanas. Os passageiros que viajam com frequência podem comprar seus bilhetes rodoviários antes do reajuste com validade de 12 meses.
Gratuidades
Desde o dia 23 de janeiro de 2014, idosos a partir de 60 anos têm garantidos dois assentos gratuitos nos ônibus intermunicipais rodoviários. Já foram concedidas mais de um milhão de viagens gratuitas para os idosos.
Continua depois da publicidade
Suburbano x Rodoviário
O Serviço Regular Rodoviário apresenta, entre outras características, a operação entre terminais rodoviários ou agências de venda de passagens, utilização de veículos com poltronas individuais numeradas, bagageiro externo e proíbe o transporte de passageiros em pé. Proporciona viagens, em geral expressas, com número reduzido de paradas.
Continua depois da publicidade
O Serviço Regular Suburbano apresenta, entre outras características, a cobrança de passagens no interior do veículo, paradas efetuadas em pontos e abrigos dispostos ao longo do trajeto, utiliza veículos tipo ônibus urbano convencional com portas independentes para embarque e desembarque, assentos não numerados, sendo permitido o transporte de passageiros em pé, até a capacidade estabelecida para o veículo. Utiliza vias em regiões com densidades demográficas significativas, com alta renovação de passageiros ao longo do percurso e que, devido às frequentes paradas, proporciona viagens com velocidade média inferior àquelas realizadas no serviço rodoviário.
Continua depois da publicidade