Cidades mais ao sul da Baixada Santista sofrem com dezenas de praias com bandeira vermelha / Reprodução
Continua depois da publicidade
Se você está pensando em pegar uma praia logo menos neste domingo (4) de sol talvez seja melhor planejar direitinho onde você irá. Segundo o portal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a maioria das praias da Baixada Santista está em más condições.
De acordo com dados da instituição, litoral sul e norte de São Paulo somam 175 praias sendo monitoradas. Destas, 43 estão impróprias para frequentar e, infelizmente para a Baixada Santista, a maioria destas se encontra nas nove cidades que compõem a região metropolitana.
Continua depois da publicidade
Até a publicação desta matéria, Mongaguá tinha todas suas sete praias com classificação ruim. Em Peruíbe, das seis praias, metade recebeu classificação de bandeira vermelha. Prainha, Balneário S. J. Batista e Icaraíba devem ser evitadas, mas a situação é boa (bandeira verde) nas outras três: Guaraú, Av. São João e Parque Turístico.
Em contrapartida, Itanhaém tem 11 praias com bandeira vermelha e, apenas uma está própria para frequentar, que é o caso do Suarão. Ainda mais complicada é a situação de Praia Grande, que tem todas as suas 12 praias com classificação ruim neste momento. A mesma situação é visualizada em São Vicente, que tem metade da quantidade de praias, apenas seis, mas todas também têm bandeira vermelha.
Continua depois da publicidade
Já na vizinha Santos, a Cetesb avalia que a situação é menos preocupante, das sete praias monitoradas, apenas duas receberam classificação ruim: Ponta da Praia e José Menino (R. Olavo Bilac). Todas as outras, José Menino (R. Fred Ozanan), Gonzaga, Boqueirão, Embaré e Aparecida têm bandeira verde neste momento.
Do outro lado do estuário, a situação é mais satisfatória. Guarujá tem 10 praias próprias para frequentar e apenas duas com bandeira vermelha: Astúrias e Perequê. Por fim, Bertioga gabaritou bonito, tendo todas suas 9 praias com classificação excelente.
Continua depois da publicidade