Cotidiano

Sucessor de Bento XVI dificilmente sairá nesta terça-feira

Em tom bem-humorado, Lombardi, o porta-voz do Vaticano, indicou a tendência ao descrever como será emitida a fumaça, após cada votação

Publicado em 11/03/2013 às 12:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, indicou nesta segunda-feira (11) que o sucessor do papa emérito Bento XVI não deverá ser escolhido nesta terça-feira (12), quando começa o conclave. Em tom bem-humorado, Lombardi indicou a tendência ao descrever como será emitida a fumaça, que  ocorre após cada votação. “Provavelmente, a fumaça escura deverá durar alguns minutos [amanhã]”, disse ele, ao fazer um balanço sobre a décima e última reunião que antecede o conclave, realizada hoje.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O porta-voz referiu-se à emissão da fumaça, na Capela Sistina, assim que é encerrada a votação no conclave. A fumaça na cor escura surge quando não há consenso. A fumaça branca é emitida quando é eleito o papa - aquele que obtém dois terços da maioria, no caso 77 votos favoráveis.

Lombardi disse que 152 cardeais estiveram presentes, dos quais 115 têm direito a voto no conclave. No total, 28 cardeais fizeram intervenções nessa última reunião. Mas, no total, durante as dez reuniões, 161 falaram ao longo dos últimos dias.

Em tom bem-humorado, Lombardi disse que a fumaça escura irá durar alguns minutos (Foto: Efe)

Continua depois da publicidade

Na última reunião preliminar, o administrador interino da Santa Sé, Tarcísio Bertone, fez um balanço da situação financeira do Banco do Vaticano. No momento, há uma série de informações, publicadas na imprensa internacional, sobre desvios de recursos na institutição. Mais uma vez, os cardeais discorrerram sobre o perfil do sucessor de Bento XVI. Mas Lombardi não entrou em detalhes.

A partir das 17h30 (13h30 no horário de Brasília) um grupo de 90 profissionais de diversas áreas, que prestarão apoio durante o conclave, farão um juramento de sigilo. Há uma cerimônia exclusiva para eles que não poderá ser acompanhada pela imprensa.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software