Cotidiano

SP pode ter limite-padrão de 50 km/h

Planejada pela gestão Fernando Haddad (PT), a mudança deve atingir as chamadas vias arteriais - as que fazem ligações entre bairros e, em geral, têm semáforos e acessos a ruas secundárias

Publicado em 09/07/2015 às 11:51

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Com a justificativa de diminuir mortes e acidentes e melhorar a fluidez do trânsito, a Prefeitura de São Paulo pretende reduzir o padrão de velocidade máxima nas vias da cidade de 60 km/h para 50 km/h. Planejada pela gestão Fernando Haddad (PT), a mudança deve atingir as chamadas vias arteriais - as que fazem ligações entre bairros e, em geral, têm semáforos e acessos a ruas secundárias. Entre 2011 e 2012, os limites já haviam sido ajustados de 70 km/h para 60 km/h.

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"Na cidade de São Paulo, o padrão ainda é 60 km/h, Nós temos de baixar para 50 km/h. Estamos tentando fazer isso com o tempo", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante apresentação ontem (8) de estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para redução do limite nas marginais. "Tem de baixar, para conseguirmos reduzir os números de mortos." De acordo com a Prefeitura, 1.249 pessoas morreram no trânsito de São Paulo no ano passado.

As próximas vias arteriais a passar por redução da velocidade máxima serão as Avenidas Aricanduva e Jacu-Pêssego, na zona leste. A mudança de 60 km/h para 50 km/h nas avenidas começará a valer no dia 3 de agosto, segundo informou Tatto. Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura também estuda proibir o trânsito de caminhões na Jacu-Pêssego, onde 23 pessoas morreram vítimas de acidentes em 2014.]

 A mudança de 60 km/h para 50 km/h nas avenidas começará a valer no dia 3 de agosto, segundo informou Tatto (Foto: Divulgação)

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Outras vias que podem ter o limite reduzido, por exemplo, são as Avenidas Sumaré, Pacaembu e Francisco Morato, na zona oeste; Interlagos e Senador Teotônio Vilela, na zona sul; além da Brás Leme e Inajar de Souza, na zona norte. Vias de trânsito rápido, como a Avenida 23 de Maio, não seriam afetadas.

Para o secretário, baixar o limite também é uma medida para melhorar a fluidez do tráfego de São Paulo. "Quando você diminui a velocidade, o raio de segurança entre os carros é reduzido e a via ganha mais espaço. É como se você fosse alargar uma via. Por isso que reduzir (a velocidade) significa diminuir o congestionamento na cidade."

Marginais. A partir do dia 20, a velocidade máxima passará de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas; de 70 km/h para 60 km/h nas centrais, e para 50 km/h nas locais.

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Segundo a CET, 73 pessoas morreram e 1.399 ficaram feridas nas Marginais do Pinheiros e do Tietê no ano passado. Carro e moto correspondem a 87,2% dos acidentes. A Prefeitura também pretende coibir ambulantes e acampamentos no local.

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