Cotidiano

SP lidera ranking da ONU com 13 cidades reconhecidas como 'Cidade Verde do Mundo'

Estado se destaca em sustentabilidade urbana com políticas públicas ambientais; Cubatão, antes símbolo de poluição, é exemplo de transformação

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 22/04/2025 às 11:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cubatão, conhecida como 'Vale da Morte' nos anos 80, hoje é exemplo de recuperação ambiental / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

O estado de São Paulo se consolidou como líder nacional em políticas ambientais urbanas ao ter 13 das 34 cidades brasileiras reconhecidas com o selo internacional “Cidade Verde do Mundo”, concedido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) em parceria com a Arbor Day Foundation.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A certificação, conhecida globalmente como Tree Cities of the World, destaca municípios que implementam boas práticas no manejo de florestas urbanas, reflorestamento, preservação de áreas verdes e ações voltadas à sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Antigo 'Vale da Morte' é reconhecido por excelência em arborização urbana

• Revitalização Verde: Santos plantará 10 mil árvores em ação ambiental

• Riqueza ambiental: linda cidade do interior de São Paulo é a 'Capital do Verde'

Entre os critérios avaliados estão o Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas e a proteção de ecossistemas como manguezais e restingas.

Cubatão: de cidade poluída a referência ambiental

Um dos destaques da lista é Cubatão, cidade da Baixada Santista que já foi considerada, nos anos 1980, uma das mais poluídas do mundo. Atualmente, o município é modelo de recuperação ambiental, com iniciativas habitacionais sustentáveis em comunidades como Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá.

Continua depois da publicidade

Além de Cubatão, as cidades paulistas reconhecidas foram: Cordeirópolis, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e São Paulo (capital).

Programas estaduais impulsionam reconhecimento

Todas as cidades premiadas integram ao menos um dos programas estaduais de fomento ao desenvolvimento sustentável, como o Município VerdeAzul (PMVA), o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-SP) e o ICMS Ambiental.

Segundo Jônatas Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, “os programas orientam e apoiam os municípios em políticas de gestão ambiental, planejamento urbano sustentável e valorização das boas práticas ambientais”.

Continua depois da publicidade

Município VerdeAzul (PMVA)

Criado em 2007, o PMVA auxilia os municípios paulistas na formulação de políticas públicas ambientais descentralizadas. O programa realiza avaliações técnicas periódicas por meio do Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) e premia os melhores desempenhos com certificados e reconhecimentos públicos.

Das 13 cidades paulistas reconhecidas pela ONU, 12 participaram do ciclo 2022/2023 do PMVA. No total, 412 municípios integraram o programa, com 85 sendo certificados.

ICMS Ambiental

O ICMS Ambiental, regulamentado pela Lei Estadual nº 17.348/2021, destina parte do repasse do imposto estadual a cidades que adotam práticas ambientais efetivas, como preservação de áreas protegidas e ações de mitigação de impactos ecológicos.

Continua depois da publicidade

Em 2024, o repasse foi dobrado, ampliando o alcance da política. Todas as 13 cidades paulistas premiadas pela ONU foram beneficiadas com recursos do ICMS Ambiental.

Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-SP)

Instituído em 2022, o ZEE-SP orienta o uso sustentável do território paulista, respeitando as características ambientais e socioeconômicas de cada região.

Entre as cidades reconhecidas, sete participaram das capacitações do ZEE-SP: Cordeirópolis, Cubatão, Guarujá, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taubaté e São Paulo (capital). No total, 160 municípios passaram por treinamento entre 2023 e 2024.

Continua depois da publicidade

Lista completa das cidades brasileiras reconhecidas

São Paulo (13 cidades): Cordeirópolis, Cubatão, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, São Paulo (capital)

Paraná (5 cidades): Cianorte, Ivaiporã, Marialva, Paranaguá, Pinhais

Paraíba (3 cidades): João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande

Continua depois da publicidade

Mato Grosso do Sul (2 cidades): Campo Grande, Três Lagoas

Rio de Janeiro (2 cidades): Niterói, Nova Friburgo

Minas Gerais (2 cidades): Belo Horizonte, Juiz de Fora

Continua depois da publicidade

Rio Grande do Sul (2 cidades): Porto Alegre, Rio Grande

Ceará (1 cidade): Itapipoca

Alagoas (1 cidade): Arapiraca

Continua depois da publicidade

Goiás (1 cidade): Goiânia

Pernambuco (1 cidade): Recife

Piauí (1 cidade): Teresina

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software