Vale ressaltar que outros trechos também serão contemplados por Ecopostos e travessias para pedestres / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo apresentou o PlanHidro SP. Em suma, a iniciativa visa melhorar o transporte urbano municipal em relação aos rios paulistas.
Dessa forma, o plano prevê a elaboração de um sistema de transporte hidroviário para cargas e passageiros. Somado a isto, a ideia também passa por algumas ações voltadas para a evolução de terrenos próximos às margens fluviais.
Continua depois da publicidade
O grande destaque de todo o projeto são as mudanças no Rio Pinheiros. Com 10 km de extensão, a Hidrovia da parte inferior parte da Vila Leopoldina até a Eclusa da Traição, com o orçamento previsto de R$ 927 milhões. Caso tenha um final feliz, o rio poderá receber 10 barcos para passageiros, 12 barcos de carga e quatro barcos para serviços.
Na parte superior do rio, também existem ideias dentro do plano. Com 17 km de extensão, ela vai da Eclusa da Traição até dois ramais: Eclusa da Pedreira e Eclusa Guarapiranga. Ao todo, o orçamento de R$ 1.8 bilhão. Poderá receber 11 barcos para passageiros, 12 barcos de carga e quatro de serviços
Continua depois da publicidade
Por fim, vale ressaltar que outros trechos também serão contemplados por Ecopostos e travessias para pedestres.