Cotidiano

SOM é o novo canal de comunicação com a Ouvidoria Pública

Iniciativa visa agilizar e dar mais transparência aos serviços prestados à população.

Publicado em 20/06/2013 às 14:08

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Está no ar a partir desta quarta (19), no portal www.santos.sp.gov.br, o novo canal de comunicação com a Ouvidoria Pública: o SOM (Sistema de Ouvidoria Municipal). Ele visa agilizar e dar mais transparência aos serviços prestados à população.

Lançada pela prefeitura em solenidade no salão nobre do paço municipal, a iniciativa possibilita aos munícipes fazer solicitações e sugestões acessando o menu Ouvidoria, seguido de Ouvidoria Digital, ou no www.egov.santos.sp.gov.br/som/livre.sam.

A ferramenta se soma aos demais canais de diálogo com o poder público: o atendimento presencial, no térreo do paço (de segunda a sexta, das 8h às 17h30); o 0800-112056; e-mail e twitter ([email protected] e @OuvidoriaSantos); além da Ouvidoria Móvel, Ouvidoria Participativa e o programa Viva o Bairro. Com este leque, o órgão soma 7.500 ocorrências (entre solicitações, sugestões e elogios) no 1º semestre do ano, contra 8.500 em 2012.

“Esta ação vem corroborar com nossa filosofia de governo transparente e mais próxima da população. Estamos abertos ao diálogo, por uma cidade com mais qualidade de vida“, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Lançada pela prefeitura em solenidade no salão nobre do paço municipal, a iniciativa possibilita aos munícipes fazer solicitações e sugestões

Identificação

A nova ferramenta foi apresentada pelo ouvidor Flávio Jordão. Ao inserir a ocorrência em ficha online, a pessoa receberá chave de segurança gerada pelo próprio sistema, que também é encaminhada a seu e-mail cadastrado. Com ela, poderá acompanhar, passo a passo, o trâmite do pedido e as providências tomadas. “O sistema facilitará ao munícipe e agilizará as respostas do poder público”, disse Jordão, ressaltando que a chave é por pessoa e não por solicitação.

Segundo ele, o status da ocorrência registrada pelo munícipe fica identificada por cores: verde significa solicitação tramitando no setor competente até 60 dias; amarelo, de 60 a 90 dias; vermelho, mais de 90; e cinza, ocorrência encerrada.

Solicitações antigas também poderão ser acompanhadas. Para isso, é preciso contatar a Ouvidoria, no 0800-112056 ou pelo e-mail [email protected], para pedir a chave de segurança.

O sistema foi desenvolvido pelo Detic (Departamento de Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicações), ligado à pasta de Gestão, em parceria com a Ouvidoria e a Secretaria de Comunicação e Resultados.

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