Cotidiano

Snowden quer ficar na Rússia até seguir para asilo na América Latina, diz ONG

Nos Estados Unidos, o ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) é acusado de violar a lei de espionagem norte-americana

Publicado em 12/07/2013 às 12:07

Compartilhe:

O consultor de informática Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem dos Estados Unidos na internet, disse hoje (12) que quer permanecer, temporariamente, na Rússia até conseguir ir para a América Latina. Indiretamente, Snowden se referiu à Venezuela, que ofereceu asilo político a ele. O norte-americano se reuniu com representantes de 13 organizações não governamentais de direitos humanos na Rússia.

"Snowden quer ficar na Rússia até poder voar para a América Latina", disse a vice-chefe da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch, Tatiana Lokchina. Segundo ela, Snowden pediu aos ativistas de direitos humanos que o ajudem a obter asilo. O norte-americano está em Moscou, em uma área de trânsito do aeroporto da cidade, desde o dia 23.

Snowden, cuja extradição é exigida pelos Estados Unidos, pediu asilo político ao governo da Rússia, mas recuou quando o presidente russo, Vladimir Putin, impôs como condição que ele deixasse de promover ações que "prejudicam os interesses dos nossos aliados".

Edward Snowden disse hoje que quer permanecer, temporariamente, na Rússia até conseguir ir para a América Latina (Foto: Divulgação)

Nos Estados Unidos, o ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) é acusado de violar a lei de espionagem norte-americana depois de filtrar programas secretos de vigilância de registros telefônicos e comunicações na internet a partir de agências do governo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mais barato na feira desta semana: conheça os benefícios do repolho roxo

Vegetal pertencente à família Brassicaceae possui uma série de ótimas composições para o corpo humano

Cotidiano

Fórum 'Observatório das Metrópoles nas Eleições' será nesta quinta (19); veja detalhes

Evento será aberto pela Conferência com a reitora da Universidade Federal de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter