Cotidiano

Sistema para previsão de chegada dos ônibus passa de 500 mil acessos

Os usuários possuem duas opções para consultar o horário de passagem dos coletivos. Uma delas é por meio do site, a segunda é a leitura do código do tipo QR Code

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/11/2014 às 10:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O sistema Quanto Tempo Falta, idealizado pela Prefeitura e CET para informar aos usuários do transporte coletivo o tempo previsto para a chegada das linhas de ônibus municipais em cada ponto, ultrapassou a marca de meio milhão de acessos, na última semana. Implantado em março passado, tem média diária de 2,2 mil visualizações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os usuários possuem duas opções para consultar o horário de passagem dos coletivos. Uma delas é por meio do site quantotempofalta.piracicabana.com.br. Basta digitar o endereço do ponto de ônibus, que imediatamente receberá a informação das linhas que circulam pelo local e a previsão de chegada, podendo programar o horário de saída para se dirigir ao ponto de ônibus.

A segunda alternativa é a leitura do código do tipo QR Code. Para fazer uso da ferramenta, os passageiros precisam baixar o aplicativo QR no smartphone ou iPhone. Depois de instalado, o programa utiliza a câmera do celular para identificar o código afixado nos pontos de ônibus e, em seguida, mostra uma lista com as linhas que passam pelo local e quanto tempo falta para cada uma delas chegar.

Sistema Quanto Tempo Falta ultrapassou a marca de meio milhão de acessos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Continua depois da publicidade

Facilita

A operadora de SAC Maria Estela Dias utiliza transporte coletivo para se deslocar de casa para o trabalho. Ela acha importante existir uma ferramenta como essa para facilitar os deslocamentos dos usuários. “É muito válido, porque hoje em dia estamos sempre correndo contra o tempo. Um serviço que torne nossa vida mais prática é fundamental”, explicou.

A atendente de telemarketing Stephanie Moreira tem a mesma opinião. “A ferramenta colabora com o nosso dia a dia. Sabemos com precisão quanto tempo vamos precisar para chegar ao trabalho”, disse.

Continua depois da publicidade

Placas de acrílico em lugar de adesivos

Nos últimos dias, foram instaladas 255 placas fixas de acrílico com o código de barras gravado, em substituição aos adesivos nos pontos de ônibus.

Já é possível observar o novo modelo ao longo da orla da praia, nas avenidas Afonso Pena, Ana Costa, Rangel Pestana, Bernardino de Campos, Conselheiro Nébias, Martins Fontes, São Francisco, ruas Carvalho de Mendonça, João Pessoa, Senador Feijó, no Terminal do Valongo, praças Barão do Rio Branco, Mauá, Guadalajara e em bairros da Zona Noroeste, entre outros locais.

Continua depois da publicidade

O objetivo da medida é coibir a ação de vândalos, que anteriormente removiam o adesivo QR Code em vários pontos, e assegurar que ele permaneça intacto, para benefício dos próprios usuários. Nas próximas semanas a medida se estenderá para o restante dos pontos que ainda não receberam a placa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software