Cotidiano

Sistema de Travessias Hídricas de SP terá melhorias e investimento de R$ 1 bi

Decisão foi aprovada pela A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na terça-feira (15)

Igor de Paiva

Publicado em 16/04/2025 às 08:52

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O projeto inclui travessias estratégicas, como Santos-Guarujá / Divulgação

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A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei (PL) que autoriza a concessão do Sistema de Travessias Hídricas. A medida contempla balsas e embarcações utilizadas no transporte de veículos e passageiros em cinco regiões do estado.

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O principal objetivo da proposta é promover a modernização e o aprimoramento dos serviços. Segundo autoridades, a expectativa é de que os usuários passem a contar com mais conforto, segurança e eficiência nas travessias.

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A concessão permitirá investimentos de R$ 1 bilhão ao longo do contrato, com a aquisição de 48 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para reduzir emissões de carbono e aumentar a resiliência climática. A modernização também incluirá melhorias na infraestrutura e nos terminais das travessias.

Qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), a concessão englobará a operação, manutenção e gestão de 14 linhas aquaviárias, distribuídas em diferentes regiões.

Entre elas, oito no litoral paulista sob responsabilidade da Coordenadoria de Travessias, três pertencentes ao sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e outras três no Reservatório de Paraibuna.

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Nos últimos tempos, o serviço de balsas tem acumulado reclamações e episódios de transtorno. Na última terça-feira (15), por exemplo, a travessia entre Santos e Guarujá registrou uma espera de quase uma hora, causando caos e insatisfação entre os usuários.

Locais

O projeto inclui travessias estratégicas, como Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela, além de rotas fundamentais para comunidades isoladas, como Cananéia-Ariri e Porto Natividade da Serra. Também há previsão de serviços na Região Metropolitana de São Paulo e no reservatório de Paraibuna.

O modelo de concessão patrocinada (PPP) manterá a política tarifária atual, sem aumento nos valores cobrados e sem alteração nas gratuidades existentes. Atualmente, o sistema atende cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.

A previsão é que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2025, com o leilão e a assinatura do contrato programados para o segundo semestre. O contrato terá duração de 20 anos.

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