Continua depois da publicidade
O Sistema Cantareira opera com -9,3% da capacidade, segundo o novo índice que começou a ser divulgado esta semana pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), após determinação da Justiça de que o índice negativo fosse fornecido. Pelo número antigo, o reservatório está com 19,9%, o mesmo valor do dia anterior. É o 76º dia sem queda do manancial.
O Cantareira opera desde julho de 2014 exclusivamente captando água do volume morto, que fica abaixo do nível das comportas. Pelo novo cálculo, o volume das reservas técnicas é subtraído do volume armazenado, o que deixa o valor negativo. A liminar foi concedida pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) no dia 10 de abril.
A Sabesp divulga ainda o porcentual do Cantareira considerando o volume útil acrescido do volume de reserva técnica. Nesse índice o sistema se manteve estável com 15,4% neste sábado.
Na prática, tanto a metodologia que deixa o manancial com 19,9% quanto o que mostra 15,4% consideram o mesmo volume de água armazenada. O que muda é a base de comparação. Na primeira, o porcentual é resultado da divisão do volume armazenado pelo volume útil, que desconsidera o volume morto. Na segunda, a água disponível no manancial é comparada ao volume total, que traz a capacidade do Cantareira incluindo os dois volumes mortos.
Continua depois da publicidade
Não choveu sobre o Sistema Cantareira nas últimas 24 horas. Nos 18 primeiros dias de abril, a precipitação acumulada é de 15,7 mm, 30% do esperado para o período caso a média histórica de 2,9 mm de chuva por dia estivesse se repetindo.
Outros mananciais
Continua depois da publicidade
Os únicos reservatórios que registraram aumento do volume de água armazenada entre sexta-feira e hoje foram o Alto Tietê e o Rio Claro, que subiram 0,1 ponto porcentual, para 22,2% e 45,1% da capacidade, respectivamente.
Já os sistemas Guarapiranga e Alto Cotia sofreram queda no volume. O Guarapiranga opera com 83,2% da capacidade, 0,1 ponto porcentual a menos que ontem, enquanto o Alto Cotia tem 65,0%, 0 2 ponto porcentual a menos.
O Sistema Rio Grande, por sua vez, ficou estável com 96,3% da capacidade.
Continua depois da publicidade