Cotidiano

Sinfônica de Cubatão apresenta Tributo a Simonal e Taiguara

O concerto será realizado neste sábado (6), às 20h30, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/09/2014 às 20:53

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Inovação com paladar de Música Popular Brasileira. Wilson Simonal e Taiguara serão homenageados pela Banda Sinfônica de Cubatão neste fim de semana. O concerto será realizado no dia 6, às 20h30, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O maestro Marcos Sadao Shirakawa, que vai reger o Grupo Artístico nesta apresentação, explica que o concerto é uma releitura do espetáculo de mesmo nome apresentado há 10 anos. "Na época, este espetáculo abriu um novo leque de apresentações da Sinfônica de Cubatão, unindo o erudito e o popular. E foi, sem dúvida alguma, fundamental para divulgar ainbda mais os trabalhos mais significativos da MPB", afirmou o maestro.

Como na apresentação original, este concerto conta com roteiro de Edson Carlos Bril. Dois atores - Amaro Gomes e Wagner Skilo - recontam a vida e obra de Taiguara e Simonal entre uma música e outra. Em 2014, as músicas imortalizadas por Simonal e Taiguara serão interpretadas por Deblas Alves e Fabrício Melo, com arranjos de Edielson Aureliano e Ronaldo Oliveira.

O maestro Marcos Sadao Shirakawa irá reger o Grupo Artístico nesta apresentação (Foto: Divulgação/PMC)

Continua depois da publicidade

No repertório, 12 músicas como Universo no Teu Corpo, Nem Vem Que Não Tem, Hoje, Geração 70, Maria do Futuro, Sá Marina, Que Maravilha, Meu Limão Meu Limoeiro, Piano e Viola, Você Abusou, Carne e Osso, Tributo a Martin Luther King e País Tropical.

Simonal

Wilson Simonal foi um dos canrores de grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970 e chegou a comandar um programa na extinta TV Tupi. Detentor da esmeralda técnica e qualidade vocal, imortalizou músicas como Balanço Zona Sul, Lobo bobo, Mamãe passou açúcar em mim, Sá Marina e País Tropical, de Jorge Ben Jor. Seus filhos Max de Castro e Simoninha também seguiram a carreira artística. Morreu em 2000. Simonal foi eleito, em 2012, o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil.

Continua depois da publicidade

Taiguara

Nascido no Uruguai, Taiguara Chalar da Silva foi um artista considerado símbolo da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira. Foi um dos compositores mais censurados da história da MPB, tendo 68 canções proibidas. Escreveu Caveleiro da Esperança, em homenagem a Luís Carlos Prestes. Em 1975 se úne com músicos do calibre de Hermeto Pascoal, Wagner Tiso, Toninho Horta, entre outros e grava um lindo disco, confiscado pela ditadura dias depois. Morreu em 1996.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software