Cotidiano
A medida foi tomada devido ao não pagamento do adiantamento salarial que deveria ter sido efetuado até o final do expediente bancário de quinta-feira (23)
Sindicato confirmou a greve e a paralisação dos ônibus da empresa City Transportes / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região confirmou a greve e a paralisação dos ônibus da empresa City Transportes. O serviço será paralisado a partir da 0h desta terça-feira (28).
A medida foi tomada devido ao não pagamento do adiantamento salarial que deveria ter sido efetuado até o final do expediente bancário de quinta-feira (23), conforme informado pela própria empresa.
Continua depois da publicidade
Na última sexta-feira (24), o Município afirmou que não foi notificado sobre qualquer possibilidade de greve.
No entanto, informou que está em vigor tutela cautelar antecedente, concedida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Guarujá, na última segunda-feira (20), que obriga a City Transporte Urbano Intermodal a manter a prestação de serviços sem interrupções, sejam parciais ou integrais, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.
Continua depois da publicidade
O Município recorreu à Justiça após tomar conhecimento pela imprensa que a concessionária havia paralisado o serviço de transporte de pessoas com deficiência que realizam tratamento na rede municipal e entidades conveniadas. Foram suspensas, também, a circulação de ônibus de três linhas: 60 (que é gratuita), 28 e 93.
Nos autos, a Prefeitura explicou que reconhece suposta inadimplência no repasse do subsídio mensal à concessionária, porém, observa que esta é apenas uma das formas de remuneração do serviço.
A City tem quase 800 empregados, sendo os motoristas em torno de 380. Os demais são de fiscalização, manutenção e administrativos. Eles receberam apenas 20% do adiantamento.
Continua depois da publicidade
O número médio de passageiros por dia útil é de 75 mil, caindo para 45 mil no fim de semana. São 150 carros articulados, elétricos, convencionais e micros.
A empresa opera 40 linhas, entre as diurnas, noturnas, duas gratuitas e uma entre a estação rodoviária e o hipermercado Assaí. Betinho espera que tudo se resolva para evitar a greve.