'Nossa bandeira é a dedicação e a luta incansável na defesa dos direitos e interesses dos comerciário', disse Washington Vicente, presidente do sindicato / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os Comerciários da Baixada Santista, uma das maiores categorias da região, com cerca de 65 mil trabalhadores, vão comemorar, a partir desta sexta-feira, os 100 anos de seu sindicato.
O Sindcomerciários, localizado na Rua Itororó, 79, no centro de Santos, foi fundado em 24 de agosto de 1923. Sua história de luta gerou não só conquistas para seus trabalhadores, como também perseguições para seus diretores, principalmente no período da ditadura militar, quando o sindicato sofreu intervenção e seus diretores foram perseguidos e presos.
Continua depois da publicidade
"Nossa bandeira é a dedicação e a luta incansável na defesa dos direitos e interesses dos comerciários, buscando sempre o fortalecimento da categoria e a promoção de melhores salários e condições de trabalho", diz Washington Vicente, presidente do
sindicato.
Ele informa que a comemoração do centenário da categoria, começa nesta sexta-feira (25) e se estenderá até novembro, com várias solenidades, eventos e confraternizações.
Continua depois da publicidade
O início vai ser numa reunião seguida de um coquetel para comerciários e autoridades, nesta sexta, a partir das 19 horas no Salão da Sociedade Humanitárias dos Empregados dos Empregados no Comércio, na Praça Patriarca José Bonifácio, 59, Centro de Santos.
"Vamos relembrar e refletir sobre nossa história, valorizando as conquistas alcançadas ao longo desses 100 anos e projetando um olhar esperançoso para o futuro e para as novas e futuras gerações de comerciários", diz o líder sindical dos comerciários.
E prossegue: "hoje, o sindicato tem 19 mil associados nos oito municípios da região. O trabalho da diretoria não se restringe em apenas visitar os locais de trabalho nas lojas e comércios, mas também em tirar os trabalhadores que ficam atrás dos balcões para irem conhecer o sindicato e ver os benefícios que a entidade oferece".
Continua depois da publicidade
Conclui afirmando que o trabalho é constante. " Lutamos pelos direitos e melhores condições dos comerciários e também em aumentar seus salários. Atualmente, os trabalhadores da Baixada Santista têm piso salarial de R$1.905,00, que é o maior do Estado".
CONFRATERNIZAÇÕES.
Além da solenidade desta sexta, no domingo, haverá a festa de confraternização com os associados, num almoço/churrasco na Associação Atlética dos Portuários.
Continua depois da publicidade
Outros eventos e confraternizações estão também programados para a Colônia de Férias em Praia Grande, além de uma corrida pedestre em 29 de outubro, com largada na Ilha Porchat até o emissário submarino, no José Menino, trecho ida e volta.