Cotidiano

Serviços online do Detran.SP crescem 66% em 2013

Foram mais de 46 milhões de acessos. Pesquisa de débitos e restrições de veículos, simulado de prova teórica e consulta de pontos na carteira foram os serviços mais procurados

Publicado em 18/02/2014 às 11:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) fechou o ano de 2013 com o recorde de 46.714.151 acessos aos serviços que podem ser feitos pela internet, 65,9% mais que o registrado no ano anterior (28.152.389). É como se toda a população do Estado de Pernambuco tivesse sido atendida cinco vezes por meio do endereço www.detran.sp.gov.br ao longo do ano passado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pesquisa de débitos e restrições de veículos (com 17.529.549 de acessos), simulado de prova teórica (12.060.821) e consulta de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (7.959.637) foram os três serviços mais acessados via portal no ano passado. Juntos, responderam por 80,3% dos acessos.

Em 2013, foram emitidos 228.726 documentos de forma online, sem que o cidadão precisasse ir até uma unidade de atendimento – aumento de 17,1% em relação a 2012 (195.192).

O total de visitas ao portal do Detran.SP no ano passado também cresceu: foram 70.449.058 – ou 11 vezes a população da cidade do Rio de Janeiro. O resultado representa um aumento de 41,8 em relação ao registrado em 2012 (49.679.319).

Continua depois da publicidade

O portal do Detran.SP fechou o ano de 2013 com o recorde de 46.714.151 acessos (Foto: Reprodução)

 

Para o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, os números consolidam o portal como o principal canal de informação do Departamento, contribuindo para reduzir a necessidade de atendimento presencial nas unidades. “Quanto mais tecnologia e mais serviços disponíveis online, menos burocracia, pois o cidadão ganha autonomia”.

Continua depois da publicidade

Annenberg ressalta que, apesar do alto número de acessos aos serviços online, o cidadão ainda costuma ir pessoalmente às unidades de atendimento para fazer determinados serviços que estão disponíveis na internet.

É o caso da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da habilitação definitiva e da Permissão Internacional para Dirigir, que podem ser solicitadas no computador, com envio do documento para o endereço cadastrado. Para isso, basta pagar as taxas dos serviços e o custo de postagem nos sites dos bancos credenciados.

“Com o tempo, certamente as pessoas vão criar a cultura de usar mais a internet em vez de sair de casa e se deslocar até uma unidade de atendimento”, avalia Annenberg.

Continua depois da publicidade

Serviços Online

Atualmente, estão disponíveis no portal 21 serviços de trânsito relacionados à CNH (como 2ª via do documento e CNH Definitiva), veículos (comunicação de venda e pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

Por questões de segurança dos dados dos cidadãos e dos veículos, o acesso aos serviços eletrônicos é restrito a pessoas cadastradas no portal do Detran.SP. Para se cadastrar, basta informar nome, CPF, data de nascimento e e-mail, e criar login e senha.

Continua depois da publicidade

O Detran.SP também oferece dois aplicativos para tablets e smartphones – um com o simulado de prova teórica e o outro que permite consultar multas do veículo e pontos na CNH. Para baixá-los gratuitamente, é preciso buscar as seguintes palavras-chave: "aplicativos" e "Detran.SP".

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software