Reprodução/Internet
Continua depois da publicidade
*Com informações do UOL/UNIVERSA (Heloísa Noronha)
Todas as pessoas devem saber o que é um relacionamento tóxico, não é mesmo? O casal não consegue crescer em conjunto, as brigas são constantes e por motivos fúteis, um não para de criticar o outro e, assim, o relacionamento se torna praticamente insuportável para ambos. Mas você já parou para pensar se o problema poderia estar no seu comportamento? Seria você a pessoa tóxica do romance?
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao UOL a terapeuta e psicóloga de casais Triana Portal indica dez sinais que podem ajudar você a fazer uma autocrítica sobre o seu relacionamento.
1) Não valorizar as conquistas do seu parceiro (a):
Continua depois da publicidade
Quando a autoestima da pessoa é baixa, qualquer conquista do seu parceiro (a) passa a se tornar uma ameaça, seja ela um aumento salarial ou uma promoção no emprego. Até mesmo se o outro tem uma rede de amigos maior do que a sua, já é motivo suficiente para ciúmes e discussões. Aqui a pessoa tenta apontar as falhas e defeitos do outro, na tentativa de mostrar superioridade, ao invés de comemorar e incentivá-lo (a) a crescer profissionalmente/socialmente.
2) Autoritarismo e poder
As coisas precisam ser exatamente do seu jeito ou, caso contrário, você estraga o passeio ou divertimento de todos? Para você tudo é motivo de disputa e, numa discussão, a última palavra precisa ser a sua? Antes de tudo você pensa primeiro no seu ego e não se importa em ouvir o outro lado? Estes são sinais claros de que você é uma pessoa tóxica.
Continua depois da publicidade
3) Dramas excessivos
Fazer dos problemas algo muito maior do que eles são ou, ainda, fazer chantagens emocionais são grandes indicativos de que você pode ser a pessoa tóxica do relacionamento. Não veja seu parceiro (a) como um 'salvador da pátria' ou, ainda, como um 'saco de pancadas'. Evite projetar nele (a) um pai, mãe ou o seu cuidador, pois ele também tem os vazios de preenchimento interno dele.
4) Controle excessivo e ciúmes bobos
Continua depois da publicidade
O ciúmes tem relação direta com a insegurança. Quanto mais inseguro (a) você é, mais tendência a tentar controlar o seu parceiro (a) você terá. Ou você estabelece um relacionamento de confiança ou vai acabar regando a convivência de vocês com discussões, desgastes e insatisfação de ambos os lados.
5) Não aceitar opiniões diferentes da sua
O que você pensa é o certo e ponto final? Você é inflexível e acredita que só você tenha razão nas coisas? Cuidado, pois este sinal de que você é uma pessoa tóxica acaba afastando um do outro, pois ele (ela) tendem a evitar conversas ou opiniões mais profundas, na tentativa de evitar os conflitos, fazendo com que o relacionamento se torne cada vez mais superficial.
Continua depois da publicidade
6) Criticar a família do parceiro (a) sem olhar o próprio umbigo
Alguém, por um acaso, é perfeito? O que vai acrescentar no relacionamento apontar as falhas ou imperfeições dos familiares do seu par? Tente observar, também, as qualidades da família do outro e, mesmo que você não encontre nada, evite esfregar isso na cara do seu parceiro (a).
7) Mania de reclamação
Continua depois da publicidade
Quem é que aguenta uma pessoa só sabe reclamar das coisas 24 horas por dia? A negatividade que rodeia uma pessoa reclamona pode afastar os colegas, amigos, filhos etc. A pessoa que só reclama tende a ser mais amarga, pessimista e chata.
8) Sempre tentanto manipular
A pessoa que tenta manipular o seu par sempre o coloca numa situação como que ele (ela) lhe devesse favores o tempo todo. A manipulação também é um processo que diminui a outra pessoa. Pense nisso.
Continua depois da publicidade
9) Julgar e culpar
Todos os seres humanos falham e, numa relação, a pessoa tóxica não permite isso ao seu parceiro (a). Ela o cobra como se ele fosse uma máquina e, em momentos adversos, não o acolhe da forma adequada, deixando ciente de que ele (ela) tem o seu apoio e que poderá aprender com os próprios erros.
10) Não escuta o outro (outra) de jeito nenhum
Continua depois da publicidade
Não existe relação saudável sem diálogo e boas conversas. Se você não tem a capacidade de escutar o seu parceiro (parceira) e acha que a razão sempre está com você, é você a pessoa tóxica do relacionamento. Você precisa escutar na mesma proporção em que fala ou aponta os erros do outro.
Se você acredita que é uma pessoa tóxica, não se desanime. Todos estão vivendo para aprender e evoluir. Faça uma autocrítica e tente começar a mudar alguns dos seus comportamentos. Converse com o seu parceiro (parceira) sobre isso e mantenham um diálogo aberto.
E, caso necessário, procure a ajuda de um profissional, pois reconhecer as próprias fraquezas é o primeiro sinal de evolução e força.