Continua depois da publicidade
Os 45 jovens que concluíram o Programa de Educação para o Trabalho receberam na última quinta-feira (19) os certificados de participação no curso oferecido pelo Senac. Todos foram encaminhados pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura, por meio dos Cras (centros de referência de assistência social) e Creas (centros de referência especializados de assistência social).
A técnica do Senac, Aline Brentegani, afirma que esses adolescentes estão mais preparados para enfrentar o mundo do trabalho do que alguém que não fez essa capacitação. Ela acrescenta que empresas parceiras consultam a entidade para cumprir a cota legal para o menor aprendiz. “Essa turma está pronta para começar a trabalhar”, avalia.
Durante três meses eles recebem noções de postura, organização pessoal e atendimento ao cliente. São orientados a vencer a timidez e prestar atenção no que outra pessoa fala. Esses ensinamentos foram bem aproveitados por Helen Cristina Matias Gonçalves, 14 anos, e Murilo Ribeiro Xavier, 16, que dizem ter aprendido a expor seus pensamentos e a ouvir.
Continua depois da publicidade