Cotidiano

Semana do Aleitamento: Benefícios da amamentação

Cidades realizam série de atividades para incentivar o aleitamento materno. Mãe que amamenta reduz o risco de diabetes e de câncer de mama e de ovário

Publicado em 31/07/2013 às 20:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A primeira semana de agosto no mundo é destinada a conscientização sobre a importância do aleitamento materno: a Semana Mundial da Amamentação. A Região prepara programações especiais para conscientizar mamães ou futuras mamães sobre os benefícios do leite materno.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Semana do Aleitamento Materno segue as diretrizes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e também da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). O tema de 2013 do MS e da SBP é: ‘Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você’. Já o da WABA é: ‘Aconselhamento em amamentação: perto das mães’.

O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses (Foto: Agência Brasil)

São Vicente

Continua depois da publicidade

Em São Vicente, a Secretaria da Saúde (Sesau) irá comemorar a semana com o concurso ‘Amamenta São Vicente’, destinado a estudantes de creches, educação infantil, ensinos fundamental e médio das redes municipal, estadual e particular.

Cada escola poderá concorrer com os três melhores trabalhos de cada categoria, que deverão ser encaminhados à Secretaria de Saúde (Rua Padre Anchieta, 462 – 4º andar – Diretoria de Atenção Básica), até dia 30 agosto, das 8 às 18 horas, sendo, no último dia, até as 17 horas.

Além disso, na Cidade também haverá palestras sobre aleitamento materno em algumas unidades básicas de saúde. Na UBS Sambaiatuba, o tema é ‘Apoio ao Aleitamento Materno: ‘Perto das Mães’, nos dias 1º e 7 de agosto, às 11 horas, com o médico pediatra Carlos Alves. Na UBS Tancredo Neves, a palestra é sobre ‘A importância do aleitamento materno para a saúde de mulheres e crianças’, no dia 2, às 8 horas, com a enfermeira Lupércia Rodrigues.

Continua depois da publicidade

Já na UBS Samaritá, a palestra tratará sobre ‘A importância do aleitamento e seus benefícios e orientação de como fazer a pega (nome que se dá ao encaixe entre a boca do bebê e o bico do seio durante a amamentação)’, com a enfermeira Dulcinéia Oliveira.

Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Rio Branco, o tema é ‘Dez passos para uma amamentação saudável’, no dia 1º, às 9h30, com a palestrante enfermeira Kátia Kelly. A enfermeira também fará uma palestra sobre ‘O dilema do desmame’, no dia 7, às 9h30.

Cubatão

Continua depois da publicidade

Durante a semana de conscientização, a Cidade reforçará as ações de incentivo ao aleitamento materno. Do dia 1º ao dia 7, serão afixadas faixas e cartazes em todas as unidades de saúde da rede municipal.

Hoje, em dois horários, às 10 horas e às 13h30, no Serviço de Especialidades Pediátricas (Av. Martins Fontes, 132, 1º andar, Vila Nova), os profissionais da área terão uma palestra de atualização com a médica Keiko Teruya, membro do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria e ex-diretora do Centro de Lactação e do Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro. O objetivo é que por meio deles as informações sobre os benefícios da amamentação sejam repassadas.

Guarujá

Continua depois da publicidade

A Cidade ainda não definiu a programação da Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 8 de agosto. Porém, a Secretaria de Saúde de Guarujá mantém o Programa de Aleitamento Materno, nos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde, durante todo o ano. Além de apoiar e incentivar a amamentação, a cidade também mantém o serviço de doação de leite materno.

O Programa de Aleitamento Materno do Município é responsável por taxa de aleitamento exclusivo em torno de 60%, até os quatro meses de idade, e 47%, até os seis meses. É ainda responsável por 82% da população que mama no peito. Todas as ações são focadas em diminuir infecções, mortalidade infantil e morbidade.

O programa funciona em todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), fazendo, assim, com que as mães tenham o conforto e a segurança de desfrutar do atendimento no bairro onde moram.

Continua depois da publicidade

Guarujá também mantém um Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), além do grupo de mães, funciona um posto de coleta de leite. No local, são atendidos os recém-nascidos de risco, com baixo peso e algumas patologias.

Peruíbe

A Prefeitura da Cidade realizará diversas ações para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontecerá entre os dias 1° e 7 de agosto. Nesta edição, a campanha traz o slogan ‘Tão importante quanto amamentar seu bebe, é ter alguém que escute você’, enfatizando a importância do acolhimento e da orientação médica nas unidades de saúde.

Continua depois da publicidade

Durante a semana, a equipe de saúde ficará de plantão no Banco de Leite, das 9 às 16 horas, para prestar atendimento, tirar as dúvidas e orientar as mães sobre a prática da amamentação. Também serão afixados faixas e cartazes nas unidades de saúde, bem como informativos nas mídias para esclarecer a população.

O ponto alto da campanha será na quarta-feira, dia 7, a partir das 13 horas, quando será realizado um evento especial com as mães no Tiro de Guerra do Município. Profissionais de saúde estarão no local para mostrar a importância do aleitamento materno e prestar atendimento adequado para as mães que estão com dificuldades na amamentação, e esse trabalho será acompanhado pela mobilização da comunidade sobre a doação de leite materno.

Santos

Continua depois da publicidade

A Prefeitura da Cidade homenageia na próxima quarta-feira, dia 7, as mães dos grupos de incentivo ao aleitamento das unidades básicas e de saúde da família, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde, e que dedicaram a seus filhos a amamentação exclusiva no peito até os seis meses de idade.

A festa é o ponto alto das celebrações da Semana Municipal do Aleitamento Materno, que acontece entre hoje e o dia 7. Durante o evento, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal, as mães serão homenageadas com diploma e assistirão à apresentação dos alunos do curso de dança em cadeiras de rodas da Secretaria de Cultura.

A amamentação exclusiva até os seis meses, e complementar até que a criança chegue aos 2 anos, é importante fator no combate à mortalidade infantil, preconizado pelo programa Mãe Santista. Em Santos, o índice de prevalência de aleitamento materno exclusivo até os seis meses é de 58,7%, até os quatro, chega a 75,3%.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software