Os semáforos serão operados manualmente, pelos agentes de trânsito e funcionários da Jatobeton / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Como parte das ações de reforço na segurança e sinalização na Ponte dos Barreiros, durante o período de obras, a Prefeitura de São Vicente iniciou a operação, nesta quarta-feira (18), dos equipamentos semafóricos nas duas cabeceiras da ponte.
São três equipamentos na Área Insular, instalados na Avenida Nações Unidas e Avenida Marechal Mariano Cândido da Silva Rondon, e um equipamento na Área Continental, na Avenida Angelina Pretti.
Continua depois da publicidade
Os semáforos serão operados manualmente, pelos agentes de trânsito e funcionários da Jatobeton, empresa responsável pela reforma da Ponte dos Barreiros.
“Eles vão auxiliar no sistema Pare e Siga, um trabalho que tem sido desafiador. Eu sei que os transtornos incomodam, mas estamos trabalhando para entregar uma ponte nova para a população. Conseguimos evitar que houvesse um bloqueio completo das pistas, o que acarretaria um transtorno maior aos usuários. Agora estamos trabalhando para minimizar essas dificuldades”, explicou o prefeito Kayo Amado, que acompanhou pessoalmente o início do funcionamento dos semáforos.
Continua depois da publicidade
Quem esteve presente também foi a vice-prefeita Sandra Conti. “São obras complexas e que vão demorar 12 meses, mas depois poderemos comemorar uma ponte nova e segura, e que ajudará a levar o desenvolvimento para a Área Continental.”
“Cumprimos uma etapa importante, pois a operação dos semáforos vai trazer mais segurança para os agentes de trânsito, para os operários da obra e para os motoristas, que agora conseguirão visualizar melhor o sistema pare e siga, principalmente à noite”, comentou o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Martins.
Mais sinalização
Continua depois da publicidade
Além dos semáforos, a sinalização está sendo reforçada, dos dois lados, com colocação de faixas e placas indicando o Sistema Pare e Siga e orientando que os motoristas evitem os horários de pico e, se possível, busquem a rota alternativa, pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
Etapa dos serviços
Após a finalização do canteiro de obras, colocação dos tapumes de metal, isolando uma das faixas de rolamento da ponte e instalação de barreiras protetoras, já tiveram início os serviços de separação e recuperação da passarela, atendendo todas as normas de segurança e garantindo a sustentação da estrutura.
Continua depois da publicidade
Está sendo realizada também a perfuração para a passagem dos cabos de aço que vão sustentar a plataforma na parte inferior da ponte, garantindo o acesso dos trabalhadores na recuperação dos elementos estruturais.
No local, haverá geradores, caminhões com compressores, perfuratriz e todos os equipamentos necessários.
Continua depois da publicidade