Clima instável deve afetar o litoral do Estado de SP / Cecilia Bastos/USP Imagens
Continua depois da publicidade
A segunda e intensa frente fria do outono se forma nesta sexta-feira (31) no Rio Grande do Sul e atinge a Região até o próximo domingo (2 de abril). A frente fria está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de ciclone bomba no decorrer de amanhã (31) no Sul, o qual se aprofundando e intensifica até o início do sábado (1º de abril), gerando alertas de tempestades.
No sábado, o sistema frontal, constituído pelo ciclone e frente fria avança para a costa do Sudeste, e até domingo (2) atinge São Paulo e Rio De Janeiro, levando chuva forte, especialmente de tarde e mais do que isso, ventania e grande aumento do nível do mar.
Continua depois da publicidade
Consequência do ciclone bomba
Este sistema vai provocar ventania e grande subida de mar no litoral do Sul (sábado) e de São Paulo e no Rio de Janeiro (domingo). A chuva associada à passagem do sistema frontal também tende a ser intensa em todo leste dos estados do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
As temperaturas também vão cair.
O que é um ciclone bomba?
Ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, que pode causar estragos e danos materiais. Recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um "efeito bomba". O ciclone bomba pode ocorrer em diversas regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste.
Continua depois da publicidade