Cotidiano
A promessa do secretário de saúde do município, Adriano Catapreta, é que mais imunizantes cheguem nesta terça-feira (13)
Somente 240 doses foram disponibilizadas para este posto nesta segunda-feira / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A falta da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca revoltou dezenas de moradores no Complexo Esportivo Rebouças, um dos postos de vacinação em Santos, na manhã desta segunda-feira (12).
Uma fila se formou em frente ao Rebouças antes da abertura dos portões do ginásio. Cerca de duas horas depois do início da vacinação, os moradores receberam a informação da equipe de saúde que as doses estavam no fim e que apenas mais algumas pessoas receberiam a vacina.
Continua depois da publicidade
Somente 240 doses foram disponibilizadas para este posto nesta segunda-feira.
Os que ficaram sem a segunda dose do imunizante se revoltaram e iniciaram um protesto. Eles começaram a gritar pedindo pela vacina. Eles também exigiam a distribuição de senhas para que, as pessoas excedentes ao número de doses disponíveis, não precisassem aguardar na fila sem necessidade.
Continua depois da publicidade
Agentes da Guarda Civil Municipal precisaram reforçar a segurança para evitar mais conflitos.
Após a confusão no Rebouças, uma remessa de reforço com 75 doses foi recebida pelo posto de saúde e, em seguida, outra remessa com 110 doses extras chegaram no local para atender à multidão. Desta vez, foram distribuídas senhas para os moradores. O restante foi dispensado e deverá voltar ao posto de saúde quando novas doses forem recebidas pelo município.
A promessa do secretário de saúde do município, Adriano Catapreta, é que mais imunizantes cheguem nesta terça-feira (13).
Continua depois da publicidade
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos informa que sempre coloca as doses de vacina contra a covid-19 à disposição nos postos para o atendimento do maior número de pessoas possível.
O Município esclarece que não recebeu novas doses de Oxford/AstraZeneca por parte do Governo do Estado para a imunização de segunda dose. Por isso, as vacinas disponíveis em estoque nesta segunda-feira (12) não foram suficientes para atender à demanda.
Continua depois da publicidade
No período da manhã, as equipes distribuíram senhas aos munícipes que aguardavam para serem imunizados. Os demais foram orientados a esperar a chegada de novas doses.
O Município já entrou em contato com o governo estadual solicitando as doses necessárias para completar o esquema vacinal de todos os que necessitam.
Continua depois da publicidade