Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Educação recebeu nesta quinta-feira (20) a Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade, segundo a norma ISO 9001. Esta é a primeira vez na cidade que um órgão público municipal recebe esse tipo de certificado.A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacional especializada em padronização de sistemas.
O prefeito João Paulo Tavares Papa destacou os avanços na área de educação nos últimos anos, como a conquista dos títulos de Cidade Educadora, Cidade Livre do Analfabetismo, a inauguração de 15 novas unidades escolares, implementação da educação em tempo integral, evolução no Ideb e o equacionamento das vagas em creches. “A Seduc nos mostrou que é possível a área pública conquistar uma certificação internacional. Isso impõe responsabilidade pelos próximos anos e serve de estímulo para que a cidade continue avançando em seus indicadores positivos”, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
O certificado tem validade de três anos e a Seduc será auditada anualmente. A secretária da pasta, Suely Maia, destacou a importância da colaboração de cada funcionário nessa conquista. “Cada um passou por uma mudança de comportamento, cada um entendeu que é possível fazer um trabalho organizado. Este diploma foi construído todos os dias pela nossa equipe, uma equipe comprometida em oferecer educação de qualidade para nossas crianças e jovens”.
Auditoria
Os departamentos da Seduc foram auditados entre os últimos dias 5 e 7 pelos técnicos da Fundação Vanzolini, que conferiu a certificação. Dezenas de funcionários estiveram envolvidos com o Proqualidade (Programa de Gestão da Qualidade no Serviço Público Municipal), que visa melhorar os serviços públicos municipais por meio de modernas práticas de gestão, ferramentas de controle e melhoria da qualidade e eficiência nas processos internos.
“A Prefeitura de Santos fez um trabalho brilhante. Acompanhamos todo o processo para a certificação, e ficou demonstrado que foram criados mecanismos para entregar um produto de qualidade superior, no caso, a seus alunos”, disse Paulo Bertolini, gerente e auditor líder da fundação.
Continua depois da publicidade
Durante o período que antecedeu a certificação, a Seduc contou com a parceria de uma equipe da Usiminas. Por isso, homenageou com placas de agradecimento o funcionário Agenor João Machado Filho e o gerente Valdomiro Romã Silva. “É uma alegria para nós ter colaborado com a área de educação. É um mérito deste governo deixar este legado conquistado hoje”, falou Valdomiro. A próxima secretaria que está caminhando para a certificação é a de Gestão (Seges).