Continua depois da publicidade
Exatos 185 policiais. Esse é o número de policiais que já estão na Baixada Santista após a violência ocorrida entre Réveillon e o primeiro domingo deste ano, revelado nesta sexta-feira (9) pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, como reforço aos 1.862 homens da Operação Verão 2015 na região. “Representa um aumento de 10% e é suficiente”, resumiu Moraes, destacando que é o maior número da história da Operação Verão. Os policiais já estão atuando.
Moraes esteve em Santos, no 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), reunido com o Comando da PM na Baixada, para conferir os resultados dos primeiros dias da Operação Verão. Ele estava acompanhado do comandante geral da PM no Estado, coronel Ricardo Gambaroni, que descartou totalmente a possibilidade dos 2.047 policiais permanecerem na região após 18 de fevereiro, quando termina a Operação.
“Equipamos o efetivo com mais 30 motocicletas e providenciamos alterações de bases, para que haja uma mobilidade maior”, disse, alertando que os 185 serão divididos proporcionalmente às cidades onde houver os maiores números de ocorrências, provavelmente Praia Grande e Guarujá.
Alexandre de Moraes disse que acompanhou os casos de arrastões pela Imprensa e acredita que a Polícia Civil, com investigação prévia, será importante para prevenir a ação das quadrilhas nos trechos urbanos das estradas, vias e praias da região. Ele também adiantou que está revendo um novo sistema de policiamento para dar segurança a caminhoneiros que se dirigem ao Porto de Santos. “O roubo de cargas é muito grave e temos de combatê-lo de forma mais firme”, disse, alertando que é preciso enquadrar o receptor nos mesmos crimes do autor do roubo.
Continua depois da publicidade
Comandante
Apesar da instabilidade na segurança e o aumento de 30% nos números de roubos, o coronel Ricardo Gambaroni garantiu que os indicadores têm caído na região. “Os 10% (185 homens) serão para fazer frente a casos específicos, como os que ocorreram em Praia Grande e Guarujá. Teremos reforça da Rota, do Comando de Operações Especiais (COE) e do 2º Batalhão de Choque, em locais pontuais”, garante.
Continua depois da publicidade
Gambaroni disse que a PM vai reforçar o policiamento nos trechos urbanos das estradas da região, principalmente em São Vicente e Praia Grande e que os chamados crimes de oportunidade – assaltos a motoristas que ficam presos em congestionamentos – serão combatidos com mais eficácia. “Mas o efetivo da Operação Verão não fica, pois são policiais de outras cidades do Estado e tem que voltar para suas regiões”.