Cotidiano

Secretário de Defesa americano diz que EUA não vai revisar política de resgate

Funcionários da Defesa enfatizaram a dificuldade dos ataques realizados este ano

Publicado em 07/12/2014 às 20:56

Compartilhe:

Autoridades do Pentágono disseram neste domingo que não estão revendo a política para usar forças de operação especiais em ações de resgate de reféns estrangeiros. A Defesa americana disse que a mais recente tentativa de resgatar o jornalista americano Luke Somers no Iêmen provavelmente teria sido bem sucedida se não houvesse um elemento surpresa nos momentos finais.

Funcionários da Defesa enfatizaram a dificuldade dos ataques realizados este ano. O órgão tem reagido negativamente às críticas às tentativas de resgate de jornalistas norte-americanos mantidos em cativeiro na Síria e no Iêmen.

Em entrevista a jornalistas no Afeganistão, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, disse que as tentativas de resgate recentes foram apresentados ao presidente Barack Obama após cuidadosa avaliação. "Nenhuma missão de resgate é recomendada para o presidente por qualquer um de nós no Conselho de Segurança Nacional a menos que haja uma avaliação interna completa, exaustiva de inteligência", afirmou Hagel.

O secretário de Defesa não acredita que seja preciso revisar o processo de aprovação de incursões e disse que ainda que imperfeita, a revisão da segurança nacional é "quase tão completa como pode ser."

Após a primeira tentativa de resgatar Somers em 25 de novembro, alguns funcionários norte-americanos sugeriram que o planejamento e a aprovação dos resgates poderiam ter sido mais rápidos. O Comando de operações especiais soube que Somers estava mantido em uma caverna em 17 de novembro. Um plano de resgate foi apresentado ao Pentágono em 21 de novembro e aprovado pela Casa Branca em 23 de novembro. A segunda tentativa se desenrolou muito mais rapidamente. O Pentágono deu a sua aprovação em 5 de dezembro e horas mais tarde os comandos começaram sua missão de resgate.

Secretário de Defesa americano diz que EUA não vai revisar política de resgate (Foto: Divulgação)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Evento da Disney, D23 Brasil, divulga mapa do evento; confira detalhes

Primeira edição do popular evento da Disney acontecerá pela primeira vez no Brasil em novembro deste ano

Diário Mais

Litoral de SP tem praia com rio de água doce e perfeita para relaxar; conheça

Espaço é também considerado um dos melhores lugares para se desligar da agitação da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter