Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Associação de Stand Up Paddle do Guarujá - Asup, irá desenvolver uma ação de educação ambiental voltada aos frequentadores e usuários das belezas naturais da Ilha das Cabras, localizada na Praia da Enseada, há cerca de um quilômetro da faixa de areia. O local é muito procurado por pescadores artesanais e embarcações de lazer. Porém, o mau uso do local transforma aquele pequeno paraíso em um grande depósito de lixo.
Em 2014, foram realizados três mutirões de limpeza na Ilha, recolhendo em média 1,5 tonelada de lixo em cada ação. Por esse motivo, será efetuada uma nova iniciativa de educação ambiental, que consistirá, além da limpeza, na sensibilização dos usuários e proprietários de embarcações, que serão orientados quanto ao uso correto e sustentável do local, por meio de placas informativas e abordagens pessoais para despertar nos frequentadores a conduta consciente daquele espaço.
Continua depois da publicidade
“No ano passado realizamos três ações pontuais. Iremos fechar as planilhas com a amostragem dos resíduos e, a partir desses dados, desenvolver o programa de educação ambiental que consistirá na abordagem dos usuários e o emplacamento com o ordenamento de uso da Ilha”, explicou Lúcia Helena da Silva, diretora de Educação Ambiental da Semam.
Continua depois da publicidade
“O ideal seria que todos trouxessem de volta o lixo, mas se conseguirmos com que não espalhem lixo por toda ilha já seria um grande avanço. A Ilha é muito bonita e se for preservada, mais turistas iriam procurá-la”, lembra Claudio Monteiro Loterio, presidente da Asup.
A diretoria de Educação Ambiental da Semam pretende, agora, ampliar o leque de ações no local, por meio do programa de educação ambiental, que terá como público-alvo os barqueiros que levam os pescadores ao local e os frequentadores.
O objetivo do programa de educação ambiental será desenvolver a sensibilização das pessoas para a necessidade do uso sustentável da Ilha, que é um patrimônio da Cidade, integrando a natureza e uma forma de vida saudável das pessoas com a mesma.
Continua depois da publicidade
Numa segunda etapa, o programa será ampliado, envolvendo outros atores e segmentos que também contribuem para a poluição das praias, como os navios e embarcações de lazer e recreio.
O próximo mutirão será realizado dia 1 de fevereiro, a partir das 8 horas, com saída do Canto do Tortuga. Após o Carnaval, será realizado outro mutirão. As ações de limpeza são abertas para quem queira participar como voluntário. Durante o evento, são fornecidas luvas e transporte até a ilha por meio de três embarcações.
Continua depois da publicidade