Cotidiano

Secretaria de Cultura realiza circuito de educação patrimonial neste sábado (29)

Este evento inicia as comemorações de 430 anos da Fortaleza da Barra, que serão completados neste ano de 2014

Publicado em 27/03/2014 às 11:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Com a preocupação de formar jovens com consciência na valorização da história de Guarujá, a Prefeitura de Guarujá realiza neste sábado (29), o 1º Educação Patrimonial - Circuito dos Fortes Coloniais. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico, acontece a partir das 10 horas da manhã.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O 169º Grupo Escoteiro Manuel Ernesto Freire de Guarujá e também escoteiros de várias partes da Baixada Santista participarão da ação. A atividade integra as comemorações dos 430 anos da Fortaleza da Barra Grande e tem apoio da Secretaria de Cultura de Santos.

Continua depois da publicidade

O objetivo da Prefeitura de Guarujá é realizar esse circuito pelo menos uma vez ao mês até o final do ano e em março acontece a estreia do evento. Os escoteiros participantes nesta primeira edição vão visitar a Casa do Trem Bélico, que foi fundada em 1734, além de uma caminhada até alfândega de Santos. No passeio os jovens conhecerão também os terminais portuários e a Fortaleza de Vera Cruz de Itapema erguida em 1738 e finalizando o circuito a Fortaleza da Barra Grande será o último local a ser contemplado pelos escoteiros.

Um dos objetivos principais dessa ação da Secretaria de Cultura é fazer um resgate da história da Cidade. Para que os jovens conheçam e valorizem a importância desses edifícios para a trajetória de Guarujá. Com isso, os escoteiros passam a ter uma formação em relação aos patrimônios que ficaram marcados na só na história de Guarujá e Santos, como na história do Brasil.

Continua depois da publicidade

Para a diretora de Patrimônio Histórico Cultural de Guarujá, Patrícia Lima, essa é uma grande oportunidade para que os participantes compreendam e se identifiquem com os monumentos. “Esse trabalho de educação patrimonial visa à valorização e o conhecimento desses centros históricos para nossa região. Além de iniciar as comemorações dos 430 anos da Fortaleza”, explicou Patrícia.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software