Cotidiano

Sebrae destaca importância da micro e pequena empresa

Segundo o Sebrae, 95% das empresas no Brasil são classificadas em micro e pequena. Órgão realiza a “Semana do Empreendedor” com ciclo de palestras e auxílio a empreendedores

Publicado em 06/10/2015 às 11:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, as micro e pequena empresas têm papel importante na geração de emprego e na economia do País. O segmento ganhou destaque na “Semana do Empreendedor”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento, que teve início ontem, segue até sexta-feira, com atendimento a quem possui ou deseja abrir seu próprio negócio, além de palestras e oficinas.

O gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi, destacou a importância das micro e pequena empresas.

“Elas são as alavancas do País. Cerca de 95% das empresas estão neste segmento. Investir na pequena empresa é importante porque quando você compra da pequena empresa, você fomenta o desenvolvimento econômico e social. Você está comprando no seu bairro, a empresa contrata pessoas próximas a sua casa. Você participa do desenvolvimento econômico, no giro do capital naquela região e no desenvolvimento social no contato das pessoas, da manutenção dessas pessoas. Todo dia é dia de comprar do pequeno negócio. É muito importante para isso”.

Continua depois da publicidade

 Tenda do Sebrae realiza atendimentos na Praça Coronel José Lopes  (Foto: Luiz Torres/DL)

Na Baixada Santista, o Sebrae preparou eventos em Santos, Cubatão e São Vicente. Franzoni destacou que, atualmente, as pessoas tem buscado empreender por necessidade.

“Cada vez mais pessoas estão empreendendo, mas por conta da necessidade. O que a gente quer é que as pessoas empreendam pela oportunidade, vislumbrem uma oportunidade que seu segmento possa atender. É muito importante aguçar o olhar e olhar em volta de você”.

Continua depois da publicidade

O gerente também deu dicas para que o empreendedor tenha mais êxito no negócio. A principal delas é se aproximar do cliente.

“Primeiramente, é necessário manter a calma. O empresário precisa manter o foco no negócio dele, revisar a empresa, olhar para dentro e organizar a empresa. É preciso que ele possa também motivar sua equipe, negociar com fornecedores e, principalmente, se aproximar do seu cliente. Ele está aí, continua comprando, continua tendo necessidades e você precisa agrada-lo. Então, pense no cliente, se aproxime dele e veja o que ele precisa para poder atendê-lo”.

Hoje, a “Semana do Empreendedor” segue com atividade em São Vicente, na tenda montada na Praça Coronel José Lopes, no Centro.

Continua depois da publicidade

No local, das 14h às 15h, será realizada a palestra “Planejamento: o primeiro passo para começar seu negócio”. Já das 15h às 16h, acontece a palestra “Acesso ao microcrédito pelo Banco do Povo Paulista”. A entrada para as duas atividades é gratuita.
 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software