Cotidiano

Sebrae destaca importância da micro e pequena empresa

Segundo o Sebrae, 95% das empresas no Brasil são classificadas em micro e pequena. Órgão realiza a “Semana do Empreendedor” com ciclo de palestras e auxílio a empreendedores

Publicado em 06/10/2015 às 11:35

Compartilhe:

Responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, as micro e pequena empresas têm papel importante na geração de emprego e na economia do País. O segmento ganhou destaque na “Semana do Empreendedor”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento, que teve início ontem, segue até sexta-feira, com atendimento a quem possui ou deseja abrir seu próprio negócio, além de palestras e oficinas.

O gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi, destacou a importância das micro e pequena empresas.

“Elas são as alavancas do País. Cerca de 95% das empresas estão neste segmento. Investir na pequena empresa é importante porque quando você compra da pequena empresa, você fomenta o desenvolvimento econômico e social. Você está comprando no seu bairro, a empresa contrata pessoas próximas a sua casa. Você participa do desenvolvimento econômico, no giro do capital naquela região e no desenvolvimento social no contato das pessoas, da manutenção dessas pessoas. Todo dia é dia de comprar do pequeno negócio. É muito importante para isso”.

 Tenda do Sebrae realiza atendimentos na Praça Coronel José Lopes  (Foto: Luiz Torres/DL)

Na Baixada Santista, o Sebrae preparou eventos em Santos, Cubatão e São Vicente. Franzoni destacou que, atualmente, as pessoas tem buscado empreender por necessidade.

“Cada vez mais pessoas estão empreendendo, mas por conta da necessidade. O que a gente quer é que as pessoas empreendam pela oportunidade, vislumbrem uma oportunidade que seu segmento possa atender. É muito importante aguçar o olhar e olhar em volta de você”.

O gerente também deu dicas para que o empreendedor tenha mais êxito no negócio. A principal delas é se aproximar do cliente.

“Primeiramente, é necessário manter a calma. O empresário precisa manter o foco no negócio dele, revisar a empresa, olhar para dentro e organizar a empresa. É preciso que ele possa também motivar sua equipe, negociar com fornecedores e, principalmente, se aproximar do seu cliente. Ele está aí, continua comprando, continua tendo necessidades e você precisa agrada-lo. Então, pense no cliente, se aproxime dele e veja o que ele precisa para poder atendê-lo”.

Hoje, a “Semana do Empreendedor” segue com atividade em São Vicente, na tenda montada na Praça Coronel José Lopes, no Centro.

No local, das 14h às 15h, será realizada a palestra “Planejamento: o primeiro passo para começar seu negócio”. Já das 15h às 16h, acontece a palestra “Acesso ao microcrédito pelo Banco do Povo Paulista”. A entrada para as duas atividades é gratuita.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Quina no concurso 6538, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 20.000.000,00

Cotidiano

Ampliação de importante rodovia gerará seis mil empregos; veja detalhes

Novidade foi anunciada na última quinta-feira e dará mais capacidade de tráfego à rodovia, proporcionando um trajeto seguro e eficiente para os usuários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter